Malanje acolhe 1º Congresso Internacional da Mandioca

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 21 Junho De 2021    10h43  
Mandioca (ilustração)
Mandioca (ilustração)
Lucas Neto

Luanda - O Ministério da Indústria e Comércio (MINDCOM) realiza, de 25 a 26 deste mês, na província de Malanje, o 1º Congresso Internacional da Mandioca, com a participação de empresários do agronegócio, agricultores, organizações internacionais e personalidades ligadas ao mundo académico,

Segundo uma nota de imprensa chegada hoje à ANGOP, o evento tem como objectivos ampliar a percepção sobre a importância da mandioca, incentivar a sua industrialização e comercialização, como um produto versátil de ampla utilização na alimentação humana, ração animal e uso na indústria.

Em termos específicos, o congresso augura estruturar a possibilidade legal de introduzir até 30% da farinha da mandioca como parte integrante da matéria-prima na produção do pão e outros derivados, bem como empoderar as famílias camponesas, aumentando a sua renda, mitigar os índices de pobreza das populações e tornar a mandioca num produto mais presente na dieta alimentar das nossas famílias.

O 1º Congresso Internacional da Mandioca representa um fórum de extrema relevância por apresentar globalmente as principais zonas de maior produção nacional da mandioca, oportunidades de financiamento da sua cadeia de valor, formas para a agro-industrialização e comercialização deste tubérculo.

A ser realizado no formato presencial e via ZOOM, o evento vai incidir a abordagem na transformação da mandioca em subprodutos com impacto no circuito de comercialização de Angola.

Entre os distintos painéis de abordagens, destacam-se temas como “Promoção e Aceleração do Desenvolvimento industrial Sustentável e Inclusivo”, a “Visão da FAO para impulsionar a mandioca como alimento do século 21”, a “Estratégia da União Africana na dinamização do desenvolvimento da Agricultura”, bem como as “Medidas e Política do Executivo Angolano voltadas à aceleração e valorização da agricultura familiar”.

O país tem grande potencial de cultivo da mandioca, com uma produção acima de 10 milhões de toneladas por ano, colocando-se, assim, em terceiro lugar, atrás da Nigéria e dos Camarões.

Angola está no TOP 15 dos maiores produtores mundiais, tendo, por isso, uma grande oportunidade para que possa aumentar a sua produção nos próximos anos e aproveitar, de modo eficiente, a utilização dos seus derivados através da transformação industrial.

Desta feita, o sector definiu um programa específico para o aproveitamento da mandioca, através da sua promoção, bem como incentivos à compra, transformação e consumo dos vários produtos e seus derivados.

Para a FAO (Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o país pode também ganhar com a introdução da mandioca na merenda escolar, além de usufruir de todas as suas utilidades para o desenvolvimento da indústria alimentar, saúde e outras utilidades.





+