Camponeses colhem 90 toneladas de batata-rena

     Economia           
  • Malanje     Sexta, 26 Março De 2021    19h57  

Malanje – Noventa toneladas de batata-rena foram colhidas hoje (sexta-feira), numa área de cinco hectares, por 77 camponeses da associação Marimba-Tembo da comuna de Caxinga, no município de Mucari, a 55 quilómetros a Leste da cidade de Malanje.

A produção resulta de uma sementeira feita pelos camponeses de Janeiro a Fevereiro deste ano, com o financiamento do projecto Mosap II.

No acto da safra, o coordenador da referida associação, Fernando José Caholo, disse que cerca de 60 por cento da produção será comercializada, perspectivando-se arrecadar 12 milhões e 600 mil kwanzas como retorno à caixa comunitária da associação e o resto servirá para semente.

Precisou que a batata-rena que produzem e comercializam tem contribuido para a capitalização dos camponeses e das suas famílias, bem como da caixa comunitária dos associados.

Fez saber que no ano passado colheram 17 toneladas de batata-rena e 90 de outros produtos do campo como mandioca, milho e feijão. Para o efeito, reembolsaram um valor de 2 milhões e 315 mil kwanzas à Caixa.

Por sua vez, o coordenador provincial do Mosap II, Paulo Sozinho, disse que o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) através do projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização (Mosap II), no âmbito do apoio agricultura familiar, financiou nos anos agrícolas de 2019/2020 e 2020/21, dois subprojectos avaliados em 37 milhões e 425 mil kwanzas que beneficiaram as famílias camponesas controladas pelo projecto.

Em relação ao retorno dos valores reembolsáveis e dos insumos recebidos a base do Decreto Presidencial sobre “ Projecto-piloto das Caixas Comunitárias”, o Mosap II registou um reembolso de mais de 6 milhões correspondentes a 78 por cento relacionado com o primeiro financiamento.

A associação tem para além da área cultivada, 30 hectares para a produção de feijão, milho, mandioca e hortícolas.

A associação existe desde 2019 e ocupa uma área de mais de 100 hectares e controla 77 associados entre homens e mulheres.

 

 

 





+