Camponeses ganham centro de processamento de produtos agrícolas

     Economia           
  • Malanje     Quarta, 07 Abril De 2021    19h43  

Malanje - As cooperativas da aldeia de Kipacaça, município de Cangandala e Njinga Mbandi na comuna do Cota (Calandula), beneficiaram hoje (quarta-feira), de um centro de serviço agrícola cada, destinados ao processamento, armazenamento e comercialização dos produtos do campo.

 

As unidades foram financiadas e inauguradas pelo Projeco de Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP II) e têm capacidade de armazenamento de mais de 100 toneladas de produtos cada e estão orçadas em 34 milhões de kwanzas.

O coordenador provincial do MOSAP II, Paulo Sozinho, que inaugurou os referidos centros, disse que os mesmos vão permitir agregar valores da produção agrícola das famílias camponesas, sendo que possuem equipamentos como debulhadoras de milho e feijão. 

A par dos centros, segundo disse, o MOSAP II financiou igualmente para os mesmos camponeses, três toneladas de fertilizantes, pelo que espera-se deles soluções para os problemas do campo e sociais.

Fez saber que o projecto a nível da província de Malanje controla 20 cooperativas de camponeses que beneficiam de assistência técnica e sementes.

Por sua vez, o director do Gabinete de Desenvolvimento Económico Integral, José Domingos, disse que com estes apoios, as cooperativas de camponeses têm “pernas” para caminhar sozinhas e aumentarem cada vez mais a capacidade produtiva, cuja entrega contribui para o combate à pobreza no seio das comunidades rurais.

Já o coordenador da cooperativa Kipacaça e Suingue, António Bernardo Ngolo, disse que com a inauguração do centro de serviço agrícola, os 120 membros deverão aumentar a produção e gestão dos fundos da sua caixa comunitária.

Fez saber que a associação neste momento controla 63 hectares, dos quais 57 de mandioca e seis de batata-rena, bem como tem na caixa comunitária mais de um milhão de kwanzas, fruto da produção e venda de 150 toneladas de batata-rena do ano passado.

 

 

 





+