Governador quer mais produção de peixe em Mucari

     Economia           
  • Malanje     Sexta, 16 Julho De 2021    17h56  
Tanques de Alevinos (Foto ilustração)
Tanques de Alevinos (Foto ilustração)
Cedida

Malanje - O governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, quer mais empenho das famílias camponesas do município de Mucari na produção de peixe em tanques, face ao potencial da região neste domínio.

Para tal, orientou os técnicos da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA) de Mucari no sentido de cederem meios aos camponeses associados para o fomento dessa actividade que visa a geração de renda e o crescimento socioeconómico da localidade.

Kwata Kanawa, que falava na cerimónia de inauguração do escritório da EDA local, realçou que o referido município tem condições favoráveis para a prática da aquicultura em grande escala, com destaque para recursos hídricos.

Frisou que o fomento da produção de peixe neste município ajuda a combater à fome e à pobreza no seio da população do meio rural.

Por outro lado, o governador disse ser necessário que os técnicos da EDA ajudem os camponeses associados a sair da agricultura de subsistência para a familiar e consequente melhoria dos níveis de produção.

Manifestou ainda a intenção do Governo da província trabalhar com a Adra-Antena Malanje para legalização de associações e cooperativas de camponeses, bem como de encetar contactos junto do Banco Mundial a fim de continuar a financiar o projecto Mosap II.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Agricultura e Pescas, Carlos Chipoia, precisou que, para além do escritório ora inaugurado, foram também construídas 12 residencias, com condições adequadas para os técnicos da EDA nas demais localidades de intervenção do Mosap.  

A par deste escritório, foram também inauguradas, na terça-feira (12), três residências para os técnicos das Estações de Desenvolvimento Agrário das comunas de Xandel (Quela), Tala-Mungongo e na sede de Cambundi-Catembo, faltando por inaugurar nas comunas do Kinje e Cateco-Cangola (Calandula), Massango e Cunda-dia-base.

A EDA em Mucari apoia 64 associações e 18 cooperativas agrícolas, sendo 8 legalizadas e 10 por se legalizar, bem como controla 101 escolas de campos compostas por 7 mil e 979 famílias.

O município de Mucari conta actualmente 10 técnicos da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA).
 

 





+