PDAC forma empresários do ramo agrícola

     Economia           
  • Malanje     Quarta, 07 Abril De 2021    20h20  

Malanje - Uma formação em produção de grãos, milho, feijão, soja e consulta pública sobre planos de gestão ambiental e social, dirigida a empresários dos ramos da agricultura e avicultura, arrancou hoje, em Malanje, numa promoção do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC).

A formação com duração de dois dias, conta essencialmente com a participação de mais de 60 gestores e proprietários de fazendas e técnicos agrícolas do corredor A do PDAC, que compreende as províncias de Malanje, Bengo, Cuanza norte e Luanda.

De acordo com o coordenador do PDAC em Angola, Estêvão Chaves, a formação visa conciliar a teoria à prática, fazendo com que os empresários dominem a gestão dos respectivos negócios, com destaque para fazendas.

Precisou que a capacitação dos produtores agrícolas constitui uma das componentes do PDAC, sem a qual os beneficiários não dispunham de conhecimentos teóricos e práticos adequados para a gestão correcta dos campos de produção e de acesso ao mercado, daí a razão dessa formação.

No acto de abertura, o vice-governador de Malanje para o sector político, económico e social, Domingos Eduardo, destacou os potenciais hídricos, aráveis e energético da província, o que a torna propicia para a agricultura, pelo que os empresários devem explorar esses recursos para desenvolver os seus negócios.

Apelou para o aumento da produção, com apoios do PDAC, no sentido de se abastecer o mercado nacional e exportação dos excedentes, sendo que o Governo angolano vem dando grande importância ao sector agrícola, embora se trate de uma área que requer muita “garra”, para transformar as sementes em alimentos.

O evento vai abordar temáticas ligadas a trabalhos culturais, colheita, pós-colheita, técnicas de armazenamento de produtos, consulta pública para execução do PDAC, leis sobre o meio ambiente e suas implicações, aspectos sociais dum plano de negócios e outras.

Serão ainda abordados temas como impactos sócio-ambientais e medidas de mitigação, aspectos agronómicos da cultura de soja e organização da empresa agrícola, seguido de práticas de campo na fazenda Nutrimutola, no município de Cacuso (Malanje) para a troca de experiências.

O PDAC é um projecto do Executivo liderado pelo Ministério da Agricultura, consubstanciado em prestar apoios financeiros à pequenos e médios produtores das áreas de agricultura e avicultura, como factor de aumento da produção e produtividade no domínio da agricultura e acesso ao mercado.

O projecto está avaliado em 89 milhões de euros destinados ao financiamento de negócios estruturados no sector da agricultura e infra-estruturas rodoviárias, com valores mínimos de 125 mil euros e máximo de 800 mil euros reembolsáveis, com subvenção de 50 por cento para o primeiro valor e 30% para o segundo.

Iniciado em 2018, o PDAC entrou em acção em 2020 e vai se estender até 2022 nas províncias de Malanje, Bengo, Huambo, Cuanza norte, Cuanza sul, Luanda, Bié e Huíla, cujos financiamentos provêm do Banco Mundial e da Agência Francesa de Desenvolvimento.

 





+