Mbanza Kongo prevê cadastrar mais de mil táxis

     Economia           
  • Zaire     Quarta, 03 Maio De 2023    13h11  
Táxi (Foto ilustração)
Táxi (Foto ilustração)
Claúdio Neto

Mbanza Kongo – Mil e 800 é o número de mototaxis e táxis que as autoridades no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, prevêem cadastrar e licenciar, durante a campanha massiva de âmbito nacional, que decorre desde o dia 27 de Abril deste ano.

Está previsto o cadastramento e licenciamento de mil mototaxis e 800 táxis, de acordo com o director municipal interino dos Transportes, Vombo Manuel da Silva, que falava esta quarta-feira à ANGOP.

Informou que, até a presente data, o processo que termina no próximo dia 15 do mês em curso permitiu o cadastramento de apenas 14 mototaxis, número que considerou de bastante irrisório.

A fraca divulgação dessa campanha, a nível local, está na base da baixa adesão, de acordo com o responsável, frisando que foi reforçada a acção de publicitação desta actividade para que mais utentes adiram.

Explicou que se pretende, com esta iniciativa do Ministério dos Transportes, manter a base de dados actualizada sobre o número de táxis e mototaxis que exercem a sua actividade na localidade.

Formalizar  o exercício da profissão, atribuir licenças e carteiras profissionais aos membros figuram, igualmente, entre os propósitos desta iniciativa do Executivo.

O processo está a ser auxiliado por outros organismos estatais, com destaque para a Direcção de Viação e Ordenamento do Trânsito, o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), entre outros.

Para esta campanha foram mobilizados, a nível da cidade de Mbanza Kongo, 19 técnicos da Administração local.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial dos Transportes , Correios e Telecomunicações, Pedro Miguel Lito, destacou a necessidade do cumprimento dos procedimentos administrativos previstos na lei, por parte dos operadores locais do sector dos transportes.

Apelou aos mototaxistas e taxistas, dos seis municípios da região, a aderir ao sistema de transportes para melhor  organização, controlo e gestão  da oferta, por via do seu cadastramento e licenciamento massivo.

A campanha de cadastramento e licenciamento abrange também embarcações artesanais. PMV/JL
 

 





Notícias de Interesse

+