Médio Kwanza produz metade da capacidade instalada

     Economia           
  • Cuanza Norte     Terça, 16 Abril De 2024    13h05  
Vista parcial de uma barragem (Arquivo)
Vista parcial de uma barragem (Arquivo)
Francisco Miúdo-ANGOP

Dondo - O corredor do médio Kwanza produz actualmente três mil 547 megawatts (MW) de energia, equivalente a metade dos sete mil da sua capacidade.

A informação foi prestada pelo responsável da área de controlo do Aproveitamento Hidroeléctrico de Cambambe, João Guimarães, tendo referido que, para aumentar a potência, está em construção a barragem de Caculo Cabaça, que deverá incrementar mais 2.100 MW no sistema.

Segundo a fonte, que falava no final de uma visita a este empreendimento, domingo, a energia é produzida por três das oitos barragens projectadas no âmbito do programa de aproveitamento das potencialidades hidro-energéticas do curso médio do rio Kwanza, que compreende as províncias de Malanje, Cuanza-Norte e Cuanza-Sul.

As barragens em produção são as de Capanda, com capacidade para 520 MW, e Laúca (2.067 MW), ambas na província de Malanje, bem como Cambambe (960 MW), no Cuanza-Norte.

O Aproveitamento Hidroeléctrico de Cambambe serve, além do Cuanza-Norte, nove províncias, representando um activo do sistema eléctrico nacional que interliga os sistemas norte, sul e centro do país.

O projecto inclui ainda a construção das barragens Zenzo-1 (450 MW), Zenzo-2 (120 MW), Túmulo do Caçador (450 MW) e Luíme, com capacidade para 330 megawatts.

Segundo João Guimarães, a par da produção, o desafio maior continua a ser a distribuição da energia, visto ser uma operação que requer investimentos avultados.

O governo provincial do Cuanza-Norte trabalha com vista à expansão da electricidade às comunas e aldeias, depois da electrificação das 10 sedes municipais. DS/IMA/VC

 

 

 

 

 

 

 

 





Notícias de Interesse

+