Melhores startups do ano ganham mais de Kz 3 milhões

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 13 Maio De 2022    18h56  

Luanda – A TotalEnergies atribuiu um premio de três milhões e 150 mil kwanzas a cada uma das três melhores startups do ano, que venceu a terceira edição do “Desafio Startupper do ano”.

Além do apoio financeiro, os vencedores vão beneficiar de incubação personalizada para o desenvolvimento dos seus projectos e visibilidade mediática.

Para essa edição, foram premiadas as categorias de “ Melhor projecto de criação de negócio”, atribuído ao projecto “Eco-telhas “, do empreendedor Nuno Cruz, que envolve a produção de telhas sustentáveis por intermédio do reaproveitamento de resíduos (embalagens tetra pack).

A categoria de “Melhor empreendedora”, venceu o projecto “Dá uma Pilha, da empreendedora Juelma de Castro com a criação de uma plataforma digital de angariação de investimento para projectos de mulheres empreendedoras.

Já a categoria Mlehor starop existente com menos de três anos, venceu o projecto “Adubo Orgânico”, de Augusto Campos, que advoga a produção de adubo através da compostagem de resíduos orgânicos.

Esta terceira edição do Desafio Startupper do Ano da TotalEnergies, envolveu 32 países africanos, 35 mil participações e 491 finalistas. Em Angola, a partir de 1025 candidaturas, um corpo de Júri transversal seleccionou dos últimos 15 participantes,os três vencedores do Desafio.

Os critérios de selecção utilizados pelo Júri no concurso basearam-se nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, no carácter inovador e na viabilidade e potencial de desenvolvimento.

Este concurso faz parte da Responsabilidade Social da TotalEnergies em Angola, focada principalmente na Juventude Angola, que representa a maior parte da população nacional, e que além do Empreendedorismo inclui ainda eixos como a Educação e a Formação Profissional, o Ambiente, o Desporto e a Cultura.

Sobre TotalEnergies em Angola

A TotalEnergies está presente em Angola desde 1953 e emprega actualmente cerca de 1.500 colaboradores em Exploração & Produção, Marketing & Serviços, Trading & Shipping.

Em 2020, a produção da TotalEnergies no país era em média de 212 mil barris de equivalente de petróleo por dia. Proveniente dos blocos operados 17 e 32, bem como dos activos não operados 0, 14, 14K e Angola LNG. A TotalEnergies é o principal operador petrolífero em Angola, com cerca de  45% da produção operada no país.

A TotalEnergies também opera dois blocos em fase de desenvolvimento (Bloco 17/06 na Bacia do Baixo-Congo e Bloco 16, onde foi feita a descoberta de Chissonga), bem como o Bloco 48, que pertence à área offshore ultra-profunda emergente e ainda em fase de exploração.

No sector do gás, a TotalEnergies tem uma participação de 13,6% na instalação de liquefacção de GNL de Angola, que tem uma capacidade de 5,2 milhões de toneladas por ano e é alimentada por gás proveniente dos campos petrolíferos offshore do país.

´A Empresa também aderiu recentemente ao New Gas Consortium, um actor-chave no desenvolvimento dos recursos de gás natural de Angola.





+