Melhoria da qualidade de vida reduz assimetrias regionais

     Economia           
  • Luanda     Terça, 19 Outubro De 2021    17h47  
Ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior
Ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior
Clemente dos Santos

Luanda - O ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, afirmou esta terça-feira, em Luanda, que o asseguramento sustentável, a melhoria da qualidade de vida, particularmente nos territórios menos desenvolvidos, visam a redução das assimetrias regionais no país.

Nunes Júnior, que discursava na abertura do I Fórum Nacional sobre o Ordenamento do Território, disse que a política de desenvolvimento territorial deverá prosseguir objectivos como a promoção da integração do território nacional e a criação de um efectivo mercado interno.

Deverá ainda, segundo o governante, fortalecer a competitividade internacional do território, diversificando, de forma sustentável, os seus vários espaços.

Sublinhou que a agricultura deve ser modernizada e as produções rurais valorizadas, desenvolvendo uma economia urbana e industrial dinâmica e internacionalmente competitiva.

Neste contexto, frisou, as grandes opções estratégicas para a implementação dos objectivos e princípios a observar para o desenvolvimento territorial estão no Plano de Desenvolvimento Nacional, de longo prazo.

Essa estratégia, de acordo com o ministro de Estado, abarca o lançamento de uma rede de pólos de equilíbrio que possam estruturar futuros pólos e corredores de desenvolvimento nas áreas menos desenvolvidas do país e nas mais remotas e despovoadas.

Contempla também a implementação de um programa de apoio à fixação e mobilidade da população e trabalhadores e das actividades económicas para as zonas menos desenvolvidas e povoadas.

Garantir infra-estruturas e acessibilidades em todo o território, em particular em matéria de transporte, comunicações, rádio, televisão e Internet é outro dos propósitos.

O plano prevê ainda assegurar o abastecimento de energia e água em todo o território nacional, o acesso a condições dignas de habitação e saneamento básico, bem como o desenvolvimento da rede de serviços básicos de educação e saúde em todo território nacional, com realce para as regiões menos desenvolvidas.

Estimular a instalação de serviços financeiros, em particular os bancários, em todo território nacional e promover a instalação de circuitos e redes comerciais, nomeadamente a nível rural, são outras finalidades do plano, bem como a reorganização da administração do território, a promoção da descentralização e o desenvolvimento do poder local.

O ministro de Estado Manuel Nunes Júnior disse que alguns desses temas já estão a ser implementados pelo Executivo, enquanto outros estão a ser equacionados, mas serão objecto de apreciação durante o fórum.

 





+