Melhoria de estradas estimula comércio rural em Caconda  

     Economia           
  • Huíla     Sexta, 28 Janeiro De 2022    15h19  
Huíla: Obras de terraplanagem
Huíla: Obras de terraplanagem
Morais Silva

Caconda - O município de Caconda, na Huíla, está a apostar na reabilitação de estradas secundárias e terciárias, o que melhorou a circulação, estimula o comércio rural e reduziu os constrangimentos dos agricultores no escoamento da produção.

Algumas das vias foram abertas pela primeira vez num programa iniciado há dois anos, apoiado pelo governo da província e outras foram reabilitadas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que estão a melhorar o acesso a comunas e aldeias da municipalidade.

A informação foi avançada hoje, sexta-feira, à ANGOP, pelo administrador de Caconda, Nandim Capenda, detalhando que com o apoio do governo da província melhoraram 12 quilómetros da via que dá acesso à comuna agrícola do Waba, através de um novo desvio.

Referiu ainda terem sido intervencionados 45 quilómetros na ligação da sede do município ao sector de Bandeira, com trabalhos de tapa buracos e melhoria na plataforma viária.

Destacou igualmente o trabalho de terraplanagem na ligação do bairro Cruzeiro até a fronteira com o município da Ganda (Benguela), numa extensão de 40 quilómetros, um troço percorrido actualmente entre 30 a 40 minutos, em relação as três horas feitas anteriormente.

Já no PIIM, a fonte realçou estar em curso a terraplanagem 50 quilómetros da zona do Holongue ao bairro Cruzeiro e outras vias a nível da vila municipal, cuja execução física está a 60 por cento, enquanto a financeira é de 63, numa obra avaliada em 149 milhões de Kwanzas.

Caconda conta com nove projectos do PIIM orçados em mais de mil milhões de Kwanzas. O município que dista 230 quilómetros a norte do Lubango tem uma população estimada em 214 mil 48 habitantes.





+