MEP financia 270 cooperativas

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 22 Janeiro De 2021    11h59  
Produtos alimentares produzidos no Namibe (Arquivo)
Produtos alimentares produzidos no Namibe (Arquivo)
Sofer Kanguami/Arquivo

Luanda – Duzentos e setenta filiados da Confederação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-Pecuárias de Angola (UNACA)  vão beneficiar de financiamento  do  Ministério da Economia e Planeamento (MEP), para alavancar a produção nacional.

Segundo o secretário de estado para a Economia, Mário João, pretende-se, com a iniciativa, propiciar o exercício das actividades de logística, no sector agrícola, às cooperativas que tenham beneficiado de apoio no processo de concessão de crédito.

Mário João, que falava na cerimónia de assinatura de um memorando de entendimento entre o MEP e a UNACA, clarificou que a intenção é reforçar o sistema logístico de recolha, selecção, embalagem, conservação e distribuição dos produtos do campo.

O objectivo, frisou, é pôr a funcionar, de forma eficiente e estratégica, um sistema de logística que responda às exigências de cada fase do ciclo associado aos produtos agro-pecuários, mormente no concernente à recolha, selecção, embalagem, conservação e distribuição.

O MEP e a UNACA vão desenvolver e implementar parcerias estratégicas com a indústria agro-alimentar, promovendo sinergias na cadeia de valor, a fim de reforçar a capacidade negocial, prevendo, inclusive, o recurso a mecanismos sustentáveis de obtenção de crédito para os camponeses.

O MEP pretende aumentar o número de cooperativas de acordo com as necessidades, com vista a reanimar o cooperativismo em Angola.

O presidente da UNACA, Albano Lussati, revelou que a associação conta com dois mil 89 cooperativas legalizadas, e admitiu que o memorando vai contribuir para o surgimento e desenvolvimento de mais associações.





+