MEP incentiva produtores a aderirem ao PRODESI

     Economia           
  • Lunda Norte     Sexta, 12 Março De 2021    13h53  
Secretário de Estado do Ministério da Economia e Planeamento, Milton Reis
Secretário de Estado do Ministério da Economia e Planeamento, Milton Reis
Clemente dos santos

Dundo – O secretário de Estado para o Planeamento e Economia, Milton Reis, incentivou, quinta-feira, os produtores da Lunda Norte a aderirem ao Programa de Produção, Substituição das Importações e Diversificação das Exportações (PRODESI), para alavancar a produção nacional.

O responsável fez o apelo num encontro com produtores e agentes municipais, que visou auscultar esses grupos e identificar constrangimentos que condicionam o processo de acesso à créditos no âmbito PRODESI.

Orientou os órgãos afins na província a facilitarem o processo de criação de empresas e a cedência  de títulos de terra, evitando burocracia,  para que os produtores tenham acesso a créditos previstos, nesse âmbito.

“Queremos que a Lunda Norte tenha também um papel essencial no desenvolvimento da produção nacional", sublinhou. 

Por seu turno, o director Nacional para a Economia, Competitividade e Inovação do Ministério da Economia e Planeamento, João Nkosi, instou as associações empresariais a assumirem a responsabilidade da organização de feiras, onde os produtores e operadores de comércio e distribuição possam estabelecer acordo de negócios.

Na Lunda Norte, no âmbito do PRODESI, o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) disponibilizou 321 milhões de Kwanzas a cinco dos nove operadores do comércio e distribuição cadastrados na província.





+