Mercadão valoriza mulher rural em Benguela

     Economia           
  • Benguela     Domingo, 17 Outubro De 2021    08h37  
Produção de limao
Produção de limao
Morais Silva

Benguela – A directora provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género em Benguela, Janice Neves, considera a realização do "Mercadão do produtor agro-pecuário e pesqueiro" um reconhecimento à importância da mulher rural no desenvolvimento local.

Falando na abertura do Mercadão, alusivo ao Dia Internacional da Mulher Rural e da Alimentação/2021, Janice Neves disse que o certame visa valorizar o contributo da mulher rural no desenvolvimento inclusivo das comunidades.

Para a responsável, a realização deste certame, desde sexta-feira, resulta das conclusões do 10º Fórum Nacional da Mulher Rural, que aconteceu recentemente na província de Malanje.

Segundo ela, o  Mercadão de Benguela representa o ponto alto da cadeia de distribuição dos produtos agrícolas e pesqueiros, por isso deve-se continuar a trabalhar para a redução da pobreza.

Citou, como exemplo, o contributo das mulheres na transformação da batata doce, da abóbora e outras frutas em sumos naturais para serem comercializados em instituições de ensino, como “ Merenda Escolar”.

Paulo Flora, empresário agropecuário, apelou aos benguelenses que visitem o referido espaço, que, no seu entender, dignifica a produção local e participa no combate à fome.

“A laranja, tangerina e limão são o meu foco”, disse, revelando estar a trabalhar em trezentos hectares de terras cultiváveis com 25 trabalhadores efectivos.

Em relação ao limão, referiu que a produção  ronda as cerca de cinco toneladas, daí a necessidade do escoamento para evitar que o produto se estrague no campo.





+