Mercado do Benfica dispõe de mais de 600 bancadas para ambulantes

     Economia           
  • Luanda     Sábado, 05 Agosto De 2023    16h04  
Um mercado em Luanda (Foto ilustração)
Um mercado em Luanda (Foto ilustração)
Domingos Cardoso

Ramiros- O mercado do Areal, situado no distrito urbano do Benfica, município de Talatona, tem disponível um total de 689 bancadas para vendedores ambulantes, no âmbito do processo do ordenamento do comércio, em curso em Luanda.

Em declarações hoje à ANGOP, o administrador do mercado, Segunda Eduardo Zamba, disse que, das  mil 180 bancadas existentes no recinto, 485 já estão ocupadas.

Por outro lado, disse que o mercado possui, igualmente, 59 lojas, das quais, apenas 23 estão em uso.

 Na ocasião, explicou que a baixa taxa de ocupação dos espaços tem a ver com as vias de acesso ao mercado.

"Essa situação, desencoraja a frequência de clientes ao local e, consequentemente, afecta as vendedoras”, justificou o responsável.

Quanto ao acesso, opinou dizendo que, a via, que liga o mercado e a Avenida Fidel de Castro, passando pelo interior do bairro Chinguar, deve ser intervencionada.

Segundo o administrador, a área com maior número de vendedoras e clientes é a dos vestuários e calçados, seguida dos produtos do campo.

Quanto à contribuição dos vendedores, o administrador informou que todos pagam uma taxa diária de 150 kwanzas (Kz) por dia.

Referindo-se às condições do mercado, Segunda Samba salientou que o recinto vai beneficiar de obras de melhoramento, com destaque para a terraplanagem no interior e pintura.

Construído em 2012, o espaço de mais de quatro hectares possui cinco naves distribuídas em áreas de vestuário, alimentos industriais, material de construção e produtos do campo.JJD/JG/PPA





Notícias de Interesse

+