Mercado do Panguila acolhe 2ª edição da feira do campo do Dande

     Economia           
  • Bengo     Quarta, 23 Junho De 2021    15h26  
Lucala tem potencialidades agrícolas
Lucala tem potencialidades agrícolas
kinda kyungu

Caxito – A segunda edição feira do campo do município do Dande, na província do Bengo, acontece nos dias 25 e 26 de Junho, no mercado do Panguila, com a previsão de superar os 7,3 milhões de kwanzas de volume de negócio gerado na edição passada.

Para esta edição da Feiragro-Dande, a novidade é a inserção dos serviços É-KUMBU, do Banco Sol, que visa massificar a inclusão financeira através de pagamentos por telemóvel.

Está prevista a participação de mais de 50 expositores entre cooperativas, fazendas agrícolas, associações de camponeses, empresas ligadas ao sector agrícola, pesqueiras e singulares das seis comunas que compõem o município do Dande.

O certame visa divulgar o potencial agrícola do município do Dande, proporcionar um ambiente de agro-negócio entre os agentes que participam na cadeia de produção, distribuição e comercialização dos produtos agrícolas.

Pretende-se, igualmente, com a feira dar resposta à problemática do escoamento dos produtos das comunas para o sector retalhista na província e para as grandes superfícies comerciais do país.

No município do Dande estão controladas 46 associações de camponeses, 51 cooperativas agrícolas, 217 fazendas agrícolas, 62 fazendas pecuárias e nove cooperativas de pesca.

O município do Dande é um dos grandes produtores agrícolas da província do Bengo, destacando-se na produção de milho com 28 mil e 533 toneladas por ano. Para além destas são produzidas ainda outras culturas como a mandioca, batata-doce, inhame, feijão, jinguba, citrinos e hortícolas.





+