Mina do Lulo extrai diamante de 160 quilates

     Economia           
  • Lunda Norte     Segunda, 05 Setembro De 2022    16h48  
Pedra de diamante
Pedra de diamante
Cedida

Dundo - A Sociedade Mineira do Lulo (SML), anunciou, esta segunda-feira, a extração de um diamante de 160 quilates, na mina localizada no município de Capenda Camulemba, província da Lunda Norte

O novo diamante, branco, com qualidade superior do tipo IIa,  é o 28º com mais de 100 quilates a ser extraído na Mina do Lulo e o sexto maior encontrado até à data, segundo uma nota da empresa a que Angop teve acesso. 

O diamante foi descoberto no mesmo bloco onde foi extraído o de cor de rosa com 170 quilates, batizado por  "Rosa Lulo".

O “Rosa do Lulo”, descoberto no início de agosto, é o maior diamante dessa tonalidade descoberto em 300 anos, foi o 5º maior descoberto em Angola e o 27º com mais de 100 quilates recuperado na concessão do Lulo, quatro dos quais com mais de 200 quilates.

A mina do Lulo tem revelado desde o início da sua exploração em 2010 um elevado potencial de “qualidade e quantidade”, tendo conseguido logo no primeiro ano de exploração o valor mais elevado por quilate no mundo inteiro, na ordem dos 2.985 dólares (3.005 euros).

O Lulo é igualmente a mina onde foi extraído o maior diamante até agora encontrado em Angola, com 404,2 quilates, vendido em maio de 2016, por 16 milhões de dólares e que veio a render 34 milhões de dólares, depois de lapidado e transformado em joia.

O consórcio é construído pela Endiama E.P., Lucapa Diamond Company Limited e a Rosas & Pétalas.





Notícias de Interesse

+