Mina do Lulo factura USD 34 milhões

     Economia           
  • Lunda Norte     Terça, 10 Agosto De 2021    19h14  
Lunda Norte: Domingos Machado, presidente do Conselho de Gerência da Mina do Lulo
Lunda Norte: Domingos Machado, presidente do Conselho de Gerência da Mina do Lulo
Cedida

Dundo - A Sociedade Mineira do Lulo, localizada no município de Capenda Camulemba, província da Lunda Norte, facturou 34 milhões de dólares norte-americanos (21,5 mil milhões de kwanzas) no primeiro semestre do ano em curso, resultantes da produção e comercialização de 23 mil quilates de diamantes.

A informação foi avançada nesta terça-feira pelo presidente do Conselho de Gerência da Sociedade Mineira do Lulo, Domingos Machado, à margem da reunião de balanço do subsector dos diamantes, que decorre na cidade do Dundo, província da Lunda Norte, sob orientação do presidente do Conselho de Administração da Endiama EP, Ganga Júnior.

Sem avançar os níveis de produção e facturação do ano 2020, o responsável disse que a mina prevê produzir até o final do ano em curso, cerca de 46 mil quilates de diamantes, fruto do aumento dos níveis de produção mensal, que passaram de 1.700 para 4.300 quilates/mês.

Relativamente à extracção de diamantes com mais de 100 quilates, sua principal marca, Domingos Machado disse durante o primeiro semestre foram extraídas mais de sete pedras e desde o início da sua exploração, em 2010, foram produzidos mais de 30.

Os blocos 6 e 8 foram responsáveis pela produção de 13 das mais de 30 pedras com mais de 100 quilates saídas desta mina, incluindo o maior diamante alguma vez encontrado em Angola (2016), com 404,2 quilates.

Por outro lado, informou que foram feitos até ao momento um investimento de 24 milhões de dólares norte-americanos na mina, para aquisição de equipamentos, estudos geológicos, entre outras questões.

Disse para os próximos anos, a mina prevê aumentar os níveis de produção dos actuais quatro para seis mil quilates de diamantes por mês.

Acção social

Quanto às responsabilidades sociais da empresa com as comunidades circunvizinhas, Domingos Machado informou que a empresa aprovou um orçamental anual de 500 mil dólares para a implementação de projectos sociais, com prioridade para os sectores da Educação, Saúde e Energia.

Disse que recentemente foi aprovado um projecto de auto-construção dirigida, que beneficiará os trabalhadores da empresa, acrescentando que aguarda-se a indicação do espaço por parte da administração municipal de Capenda Camulemba, para o inicio do projecto.

O projecto Lulo, com uma área de concessão de três mil quilómetros quadrados, emprega 434 trabalhadores nacionais e estrangeiros, é operado no âmbito de uma associação em participação, onde a Endiama detém (32%), a Lucapa Diamond Company Limited (40%) e a operadora Rosas & Pétalas (28%).





+