Ministério da Agricultura entrega viaturas de carga em Janeiro

     Economia           
  • Huíla     Sexta, 26 Novembro De 2021    14h10  
Huíla: Produção agrícola
Huíla: Produção agrícola
Morais Silva

Lubango – As 500 carrinhas de carga adquiridas pelo ministério da Agricultura para facilitar o escoamento da produção para os mercados de consumo começam a ser entregues em Janeiro próximo em todo país.

A revelação foi feita hoje, no Lubango, pelo director nacional do comércio rural, Alan Varela, tendo dito que todos os meios chegam ao país ainda este ano, de modo a auxiliar a transportação de produtos do campo para as cidades.

Das carrinhas, segundo disse, 300 são de fabrico russo e 200 da Alemanha, considerando ser um investimento que vai ajudar a dinamizar algumais iniciativas ligadas às micro-indústrias, bem como contribuir para o programa de desenvolvimento económico e do comércio rural.

Segundo a fonte, o governo vai disponibilizar também motos de três rodas para o transporte de mercadorias em curtas distâncias.

Por outro lado, o responsável informou que já decorre um processo de inventário de todas as infra-estruturas de produção do Estado e que brevemente será lançado um concurso público aliená-las aos privados.

Avançou ainda que as medidas de alívio económico estão facilitar a canalização de apoios ao sector produtivo, para a promoção do desenvolvimento sustentável.

No âmbito dos diversos pacotes de crédito, conforme o director nacional, a província da Huíla beneficiou já de um financiamento de mais de dois mil milhões de Kwanzas. 

De acordo com o director é necessário ampliar a competitividade, uma vez que constitui um dos principais aspectos da promoção de micro-indústrias e existem iniciativas de qualidade na província, que serão acompanhadas de forma mais activa pelo ministério.

A situação agrícola na província da Huíla caracteriza-se por um sector privado emergente que tende a repor os níveis de produção das unidades agrícolas e um tradicional, que produz principalmente produtos a nível de subsistência. 





+