Ministério satisfeito com nível de execução das obras na EN-230

     Economia           
  • Malanje     Sexta, 24 Fevereiro De 2023    17h20  
Obras na Estrada Nacional 230 Malanje
Obras na Estrada Nacional 230 Malanje
Aurélio Cua

Malanje- O nível de execução física dos 116 quilómetros do troço Malanje/Rio Lui, na Estrada Nacional 230, satisfaz o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, apesar de alguns constrangimentos registados nos últimos anos, entretanto já ultrapassados.

Trata-se dos lotes Malanje/Caculama (57,90 quilómetros), Mucari/Serra de Cabatukila (30,8 km) e Serra de Cabatukila/Rio Lui (28,1 km), que contam, actualmente, com um nível de execução física acima dos 50 por cento, com previsão de conclusão em Agosto deste ano.

A satisfação foi manifestada hoje, sexta-feira, pelo director-geral do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA), Henrique Victorino, durante uma visita do ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Santos, ao referido troço, que visou avaliar o andamento da empreitada, iniciada em 2020.

O responsável assinalou melhorias na estrutura do pavimento, desde a sub-base, base às camadas betuminosas, fruto das correcções técnicas impostas pelo Ministério, embora tenha reconhecido haver aspectos por se aprimorar.

Disse que os lotes Mucari/Serra de Cabatukila e Serra de Cabatukila/Rio Lui debatiam-se com problemas de escassez de betume, situação já ultrapassada com o fornecimento permanente deste produto aos empreiteiros pela Sociedade Nacional de Combustível de Angola (SONANGOL).

Com isso, acrescentou, prevê-se maior celeridade nas obras, sobretudo numa altura em que se aproxima o tempo seco.

Relativamente à qualidade dos trabalhos em curso, o director-geral disse que obedece os critérios exigidos pelo Ministério de tutela, mas adiantou que será feito um controlo antes da recepção das empreitadas.

Realçou que o INEA vai continuar a fiscalizar a capacidade técnica e de recursos humanos especializados dos empreiteiros, com vista a dinamização das acções e cumprimento dos prazos contratuais.

O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Santos, concluiu hoje uma visita de trabalho de dois dias à província de Malanje onde, para além da EN 230, avaliou o andamento das obras de reabilitação da estrada do bairro Canâmbua e a construção da primeira fase da centralidade de Malanje, no bairro Carreira de Tiro.

O ministro seguiu para a província da Lunda Norte, onde vai igualmente radiografar o sector. ACC/NC.





+