Cuanza Norte vai licenciar exploração de minerais menos estratégicos

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quinta, 05 Agosto De 2021    17h32  
Mina de manganês na província do Cuanza Norte
Mina de manganês na província do Cuanza Norte
Pedro Calomba

Ndalatando - O governo provincial e as administrações municipais da província do Cuanza Norte vão, a partir de hoje, começar a emitir licenças para exploração de minerais menos estratégicos como areia, brita, burgau, mármore, granito e cobalto, anunciou o secretario de Estado para os Recursos Minerais, Petróleo e Gás (Mirempet), Jânio Correia Victor.

Com esta competência, que vai ser transferida hoje ao Cuanza Norte pelo Mirempet, a província poderá arrecadar receitas por via de taxas e emolumentos que são cobradas no processo de licenciamento da actividade de exploração.

Jânio Correia Victor deu essa informação hoje à margem do Conselho Consultivo do seu sector, que se realiza na província do Cuanza Norte.

Por outro lado, anunciou que nesta tarde serão apresentados os resultados do Plano Nacional de Geologia  referentes à província do Cuanza Norte, o Estado actual dos projectos mineiros  na província  e no subsector de Petróleo e Gás, assim como uma abordagem sobre os postos de distribuição.

O encontro vai decorrer sob o lema “Modelo de Governação do Sector: Implementação e Resultados. Para sexta-feira, último dia do Conselho Consultivo, está previsto  a realização da reunião plenária e análise das actividades do sector e lançamento das perspectivas para o próximo ano.  

Em relação à escolha da  província para a realização deste magno evento, Jânio Victor justificou que se deve ao seu potencial  no sector mineiro e de distribuição de petróleo e gás.

A província do Cuanza Norte detém inúmeras reservas de minérios, com destaque para o granito, mármore, manganês, argila, ouro,   diamantes, lítio, ferro, ouro,  entre outros.

 Nesta altura, 12 empresas operam na indústria mineira da província, em igual número de minas, proporcionado perto de 100 postos de trabalho.

As operações do sector mineiro no Cuanza Norte são, actualmente, dominadas pela exploração de inertes. De Janeiro de 2020 a Março de 2021, já foram extraídos 132 654 metros cúbicos, e vendidos 114 624 metros cúbicos, que resultaram numa facturação de184 milhões 498 mil e 300 kwanzas.





Notícias de Interesse

+