Ministério dos Recursos Minerais destaca investimentos no segmento social  

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 01 Fevereiro De 2024    15h28  
Ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo
Ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda - O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (Mirempet), Diamantino Pedro Azevedo, destacou hoje, em Luanda, os investimentos realizados pelas empresas do sector em diferentes segmentos de responsabilidade social.

Ao intervir no workshop sobre acções e projectos de responsabilidade social no sector dos recursos minerais, petróleo e gás, o governante sublinhou que o domínio da Saúde tem sido uma prioridade constante.

Acrescentou que os projectos desenvolvidos em várias províncias têm beneficiado muitos utentes, contribuindo para o aumento do número de atendimentos em consultas médicas, melhoria da capacidade de diagnóstico de doenças, formação de profissionais de saúde e melhoria na prestação dos cuidados de saúde.

De acordo com o ministro, no domínio da Educação, milhares de estudantes têm estado a beneficiar dos investimentos realizados pelas empresas, com impacto na redução do número de crianças e jovens fora do sistema de ensino, através da construção e apetrechamento de escolas, capacitação de professores, melhoria do ensino por meio da educação digital, promoção do empreendedorismo e autoemprego.

Diamantino Pedro Azevedo disse que, em relação ao Desenvolvimento Económico e Social, as acções implementadas neste âmbito permitiram a criação de cooperativas agrícolas, o acesso à água potável e energia para milhares de famílias, bem como a promoção de condições humanas para os idosos.

Acrescentou que constam igualmente a desminagem, a melhoria das vias de acesso para a circulação segura nas comunidades, o apoio a pequenas e médias empresas e o acesso ao primeiro emprego para os jovens.

O ministro reforçou que, reconhecendo a importância do ambiente e da biodiversidade, as empresas do sector têm estado a implementar uma série de projectos neste domínio, que não é apenas uma resposta a crescente preocupação global com as mudanças climáticas e a degradação ambiental, mas também um reflexo do compromisso do país em garantir um futuro sustentável para as gerações vindouras.

Estas acções, acrescentou, demonstram o compromisso do sector em apoiar as comunidades das localidades onde são realizadas as suas operações e a materialização do programa governamental de redução de assimetrias sociais e melhoria das condições de vida das populações.

O titular fez saber que o ministério, ciente dos desafios que a actividade exige, está empenhado em prestar o apoio institucional necessário, permitindo que as empresas apoiam o esforço do Executivo em termos de responsabilidade social, em alinhamento com as prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027.

Diamantino Pedro Azevedo encorajou as empresas do sector a continuarem a investir em acções e projectos sociais, e a promover uma maior divulgação das realizações neste campo, de modo a tornar visível o empenho do sector em ajudar as comunidades e contribuir para o desenvolvimento socio-económico sustentável do país.HM/AC





+