Ministro das Pescas inaugura lota da Baía Farta

     Economia           
  • Benguela     Terça, 06 Julho De 2021    18h23  
Lota da Baía Farta
Lota da Baía Farta
Lourenço Kahangala

Benguela – A lota da Baía Farta, vocacionada para venda de pescado e materiais de pesca, foi inaugurada hoje, terça-feira, pelo ministro da Agricultura e Pescas, António Francisco de Assis.

A infra-estrutura, que ocupa uma área equivalente a dois hectares e meio, contempla uma fábrica de gelo, três câmaras frigoríficas, sendo uma de congelação e duas de conservação, uma capacidade de 15 toneladas e oito toneladas cada uma, respectivamente.

O empreendimento tem ainda três naves com 288 bancadas na zona exterior, uma área com 36 bancadas no interior, área administrativa, ponte cais, posto de abastecimento de combustível, lojas, depósito de lixo, posto médico e parque de estacionamento.

Na ocasião, o governador provincial de Benguela, Luís Nunes, referiu que a lota, cujas obras de construção iniciaram há sete anos, irá proporcionar um melhor acondicionamento e maior escoamento do pescado, sobretudo o oriundo da pesca artesanal.

Segundo Luís Nunes, a infra-estrutura representa um ganho para todos intervenientes do sector, pois vai garantir melhor qualidade de pescado aos consumidores, referindo que o seu funcionamento representa mais uma oportunidade de emprego aos cidadãos, porquanto irá proporcionar um conjunto variado de negócios.

Adiantou ainda que os feirantes, que antes vendiam ao ar livre e em péssimas condições de higiene, vão desenvolver as suas actividades mercantis em condições mais condignas.

Luís Nunes disse que a lota é um empreendimento social aguardado há bastante tempo por todos benguelenses, pelo conjunto de valências em benefício da população e por proporcionar o desenvolvimento sustentável das comunidades.

O governador aproveitou a oportunidade para exortar os munícipes e todos aqueles que irão beneficiar dos serviços da lota, para preservarem a infra-estrutura.

A lota terá um impacto significativo na gestão do sector das Pescas, porque vai permitir um embarque e desembarque das embarcações mais organizado, um melhor controlo higiénico, melhor fiscalização, melhor recolha de informação estatística em termos da pesca artesanal na localidade.

A infra-estrutura vai permitir ainda a criação de múltiplos negócios para mulheres processadoras de pescado, para a juventude empreendedora, negócios mais abertos e melhorados para os pescadores artesanais, beneficiando de vários serviços como água, condições de conservação do pescado, lojas para materiais de pesca, combustível e melhores condições de higiene.

Será uma plataforma importante para o desenvolvimento de negócios no sector das Pescas e vai alavancar a economia na região da Baía Farta.  

Essa é a primeira lota construída na região, onde apenas existem já centros de apoio à pesca artesanal.

A cerimónia ficou marcada com a realização de um acto religioso e acções culturais.





+