Governante valoriza construção de instituto e Centro de Pesquisa

     Economia           
  • Cuanza Sul     Sexta, 12 Março De 2021    21h31  
Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro de Azevedo
Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro de Azevedo
Ana Bela Fritz

Sumbe – O ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino de Azevedo, valorizou, hoje, no Sumbe, província do Cuanza Sul, a construção do Instituto Superior de Petróleos (ISP) e de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sonangol.

O futuro centro de pesquisa a ser implantado numa área de cinco hectares, com cinco departamentos, visando potenciar a cadeia de valor da Sonangol E.P e do desenvolvimento do sector de óleo, gás e energias renováveis, foi destacado pelo governante.

“Orientamos a Sonangol para inserir no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento a componente ligada às energias renováveis e aos minerais do futuro, que contribuam para o fabrico de carros e baterias eléctricas, telemóveis e toda tecnologia de informação”, disse.

Quanto ao Instituto Superior de Petróleos (ISP), está a ser implementado numa área de 5 mil 659 metros quadrados e visa o treinamento teórico, prático e tecnológico nas áreas de geologia, petróleo, gás e energia renováveis. As obras iniciaram em Abril de 2016 e terminam em Dezembro deste ano.

Com capacidade para albergar 1 mil 340 pessoas, o ISP terá 18 salas de aulas, de mestrados, informática, auditórios para mais de 152 estudantes e outras valências, estando num grau de execução de 96 por cento.

O ministro explicou que foi analisada a necessidade de mudança da designação do Instituto por, no seu entender, ter sido concebido num momento específico e o mundo estar numa dinâmica diferente, voltado para a transição energética.

“Neste sentido, estamos a reflectir sobre a manutenção da designação ISP, pois queremos transformá-lo num verdadeiro centro de pesquisa e desenvolvimento de excelência, que contribua para a melhoria da qualidade do ensino dos hidrocarbonetos e energias renováveis”, disse Diamantino Azavedo.

A Sonangol, sustentou, pretende alargar a carteira de serviços e produtos e a realização de trabalhos de engenharia aplicada para o sector de óleo e gás e de sustentabilidade de energia renováveis.  

 





+