Ministro incentiva investimento em matadouros

     Economia           
  • Huíla     Sábado, 21 Agosto De 2021    16h08  
Ministro da Agricultura e Pescas, António de Assis (Arquivo)
Ministro da Agricultura e Pescas, António de Assis (Arquivo)
Pedro Parente

Lubango - O ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, incentivou, este sábado, no Lubango, os empresários pecuaristas a desenvolverem projectos para a implementação de matadouros industriais, por tratar-se de infra-estruturas que vão garantir maior qualidade a carne produzida no país. 

O responsável, que falava à margem do II Fórum das Cooperativas Pecuárias de Angola, afirmou ser possível ter-se matadouros, elaborando um projecto e dentro dos sistemas de apoio à actividade empresarial obter financiamento para montar a estrutura, uma vez que existe um fundo de garantia de crédito que pode suportar uma parte desse crédito.

Declarou que os empresários têm de decidir se ter um matadouro é viável ou não, uma vez que no actual contexto de governação de Angola já não é mais possível ao Ministério de tutela construir matadouros.

“Os matadouros têm de surgir na iniciativa privada e os empresários devem aproveitar os instrumentos que existem e criar outros que estejam ao alcance das cooperativas. Os membros têm património e se acreditam no projecto temos de nos despir da individualidade para corrermos esse risco, caso contrário, vamos continuar a lamentar”, disse.

O ministro realçou que os empresários têm iniciativas boas e pequenos projectos já criados, sendo que a ideia é tentarem “despir-se dos egos e começar a ver um pouco como os outros fazem, associados”.

Encorajou os empresários a não desistirem, a fazerem chegar as suas preocupações ao ministério.





Notícias de Interesse

+