MIREMPT projecta polo industrial para região Sul

     Economia           
  • Huíla     Sábado, 28 Outubro De 2023    10h13  
Workshop sobre rochas no Lubango
Workshop sobre rochas no Lubango
Amélia Oliveira - ANGOP

Lubango - O secretário de Estado dos Recursos Minerais, Jânio Victor, anunciou, no Lubango, para o quinquénio 2023/2027, tornar a região Sul do país num importante Centro Industrial de Excelência, para melhor valorizar a quantidade e a qualidade dos recursos minerais disponíveis.

Jânio Victor que falava no encerramento do Workshop sobre Rochas Ornamentais de  Angola, apesar de reconhecer as insuficiências no subsector, realçou que “o caminho é irreversível e nada ou ninguém  irá impedir que esta região, chamada de triangulo de rochas ornamentais (Huíla, Cunene e Namibe) possa alcançar esse título”.

Para a concretização de tal desiderato, prosseguiu, há que se trabalhar arduamente nas insuficiências constatadas entre o Governo e o sector privado, pelo facto da indústria de rochas ornamentais ser uma  fonte inestimável de riqueza e de oportunidades para o  país, pois cria empregos e promove a inovação da construção civil.

Destacou que o subsector  das rochas ornamentais é dos mais importantes que tem nas suas múltiplas fileiras de recursos minerais e que com o tempo eliminaremos os constrangimentos existentes, mediante trabalhos intersectoriais contínuos.

“Internamente o Ministério e os seus órgãos tutelados irão continuar a trabalhar no sentido de aprimorar os seus procedimentos e normas que busquem o equilíbrio na defesa dos interesses do Estado,  procurando a melhoria da competitividade no subsector de rochas ornamentais”, expressou.

Sem avançar números, admitiu que neste momento  o volume de negócios de rochas ornamentais é incipiente, ainda não  satisfaz os operadores, na sua maioria novos no ramo.

O Workshop e Exposição sobre Rochas Ornamentais de Angola (ROA-2023) decorreu sob o lema “Angola rumo à excelência em rochas ornamentais”, organizado pelo Ministério dos Recursos Minerais  Petróleo e Gás (MIREMPT) em parceria com a Bumbar Mining. 

O evento debateu cinco painéis, nomeadamente o Institucional, responsabilidade social e governação, estratégias para a valorização das rochas infra-estruturas de mobilidade e logística, bem como o ambientes de negócios e investimentos para o sector em referência. BP/MS  

  





Notícias de Interesse

+