Moeda nacional regista depreciação de 10,6% em relação ao dólar

     Economia           
  • Uige     Sexta, 25 Novembro De 2022    18h13  
Kwanza, moeda angolana
Kwanza, moeda angolana
Nelsom Malamba

Uíge - O mercado cambial registou, em Outubro deste ano, a depreciação da moeda nacional em relação ao dólar americano em 10,6%, resultante da redução da receita de exportação petrolífera em 16,5%, no terceiro trimestre deste ano.

Em função disso, o Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (BNA), que esteve reunido esta sexta-feira, na província do Uíge, decidiu manter a taxa de juro em 19,5 %, a de facilidade permanente de cedência de liquidez em 21 por cento, assim como a taxa de juro da facilidade de permanente de absorção de liquidez em 15 por cento.

No encontro, o governador do BNA, José de Lima Massano, disse que os fundamentos macroeconómicos continuam animadores, justificando que o sector externo da economia tem vindo a beneficiar da melhoria dos termos de troca, com a conta de bens a registar um saldo superavitário de 27,59 mil milhões de dólares norte-americanos, em termos acumulados até Outubro de 2022, um aumento de 59,31%, comparativamente a igual período de 2021.

Esse desempenho, continuou, reflecte o aumento do valor das exportações em 54,80%, que excedeu o crescimento de 46,7% observado nas importações.

Entretanto, o saldo superavitário da conta de bens registou, no terceiro trimestre deste ano, uma redução de cerca de 18 %, face ao trimestre anterior, resultante da queda do valor do valor das exportações globais em 12 %, em particular do sector petrolífero.  

Sobre as reservas internacionais, José de Lima Massano disse que se situaram, no final do mês de Outubro, em 13,41 mil milhões de dólares norte-americanos, traduzindo-se na cobertura de sete meses de importações de bens e serviços.

Em relação à actividade financeira, comparativamente a Dezembro de 2021, destaca-se o crescimento de 10,30 % do stock de crédito concedido em moeda nacional, apesar da preocupação com o crédito malparado que em Outubro deste ano fixou-se em 19,74 %.

No domínio monetário, disse que a trajectória da base monetária em moeda nacional continua consistente com objectivo de política monetária, tendo registado uma variação de 0,83% no mês de Outubro deste ano. Em termos acumulados, observou-se uma contracção de 4,72 %.

O responsável afirmou que a inflação continua numa trajectória descendente, ao atingir 16,7 % no mês de Outubro deste ano, abaixo da taxa de 18,2% do mês anterior e de 26,9% do período homólogo. Justificou que o recuo da inflação foi influenciado pelo curso de política monetária e pela estabilidade da oferta de bens essenciais de amplo consumo.

Face à constatação, disse que o CPM continuará a orientar as suas políticas com sentido de manutenção do actual curso de desaceleração da inflação, com o objectivo de alcance da variação anual do índice de preços do consumidor nacional de um dígito.

 





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+