Moody’s considera  evolução económica de Angola positiva

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 31 Outubro De 2022    19h55  
Avenida 4 de Fevereiro em Luanda
Avenida 4 de Fevereiro em Luanda
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - A Agência de notação financeira internacional Moody’s decidiu melhorar a perspectiva de evolução do rating de Angola, de Estável para Positiva, mantendo a escala de notação de risco da dívida soberana em B3.

Esta decisão, segundo uma nota de imprensa a que Angop teve acesso esta segunda-feira, é fruto da revisão anual da notação de risco da República de Angola, feita pela referida agência financeira.

A decisão  resulta dos bons fundamentos macroeconómicos e fiscais que até ao momento o país apresenta, e dos prognósticos de curto e médio prazos que a agência tem sobre a economia nacional, representando assim um sinal muito positivo e de credibilidade para o país”, destaca-se no informe.

De acordo ainda com o comunicado, enviado pelo Ministério das Finanças, a Moody´s, em  20 de Outubro do corrente, informou que Angola está a cumprir de forma sólida e consistente, com a agenda de reformas económico-financeiras, cujos frutos têm sido visíveis, através do bom desempenho fiscal actual.

A referida avaliação ressalta também a resiliência do país, caso os preços do petróleo venham a situar-se abaixo dos níveis actualmente observados, podendo assim manter a estabilidade macroeconómica, fruto das reformas que têm sido implementadas, as quais têm contribuído para uma perspectiva robusta de crescimento económico.

A perspectiva de desaceleração da inflação, de redução das taxas de juros da banca e de menos exposição ao risco cambial foram igualmente enumerados como factores importantes, no quadro das perspectivas económicas favoráveis.

Deste modo, a Moody´s e as instituições integrantes dos mercados internacionais encorajam as autoridades angolanas a continuarem com o processo de reformas estruturais, no sentido de manter e reforçar a estabilidade macroeconómica, melhorar o ambiente de negócios, bem como ajudar a criar condições para um crescimento económico integrado e resiliente aos choques.

Esta é assim a segunda vez que a Moody’s melhora a perspectiva económica do país, pelo segundo ano consecutivo, depois de já o ter feito em Setembro de 2021, altura em que havia melhorado o rating de Angola de CAA1 para B3, com perspectiva Estável.

A nota refere que as agências de notação financeira Standard & Poor’s e Fitch  reviram em alta a notação de risco soberano da Dívida de Angola no início do presente ano, tendo a Fitch Ratings melhorado a notação de risco soberano de Angola de CCC para B- em Janeiro de 2022, tendo em Julho alterado a sua perspectiva sobre este mesmo risco de Estável para Positiva.

Na mesma senda, no mês de Fevereiro do presente ano, a Standard & Poor’s melhorou a notação do risco soberano de Angola de CCC+ para B-, e no mês Agosto manteve a sua perspectiva como Estável.

 

 





+