Moxico com 452 mil hectares identificados para Planagrão

     Economia           
  • Moxico     Sábado, 29 Abril De 2023    06h51  
Parque Nacional da Cameia
Parque Nacional da Cameia
Laite Tito/ANGOP

Luena - O Governo Provincial do Moxico identificou 452 mil hectares, distribuídos em cinco municípios, para a implementação do Plano Nacional de Fomento para a Produção de Grãos-Planagrão, informou, esta sexta-feira, no Luena, o director do Gabinete provincial da Agricultura, António Sandjesse.

O responsável falava no final da 2ª Sessão Ordinária do Governo do Moxico,  orientada pelo governador provincial, Ernesto Muangala.

Conforme o responsável, após a realização de trabalhos técnicos foram seleccionados os municípios do Luau numa área de 124 mil hectares, Camanongue (105 mil), Cameia (85 mil), Alto Zambeze (73 mil) e Bundas (65 mil), em 17 localidades da província.

Nestas áreas serão produzidos grãos como trigo, arroz, soja e milho, numa perspectiva de curto e médio prazo (2022 a 2027).

Nesse momento está em curso o processo de remessa de candidaturas de produtos para assegurar a implementação do plano, que contará com o financiamento do Banco de Desenvolvimento Angolano.

O Governo de Angola lançou o Plano de Desenvolvimento do Trigo, Arroz, Soja e do Milho, denominado Planagrão, que prevê produzir, a partir de 2027, seis milhões de toneladas desses cereais por ano, contra as actuais cerca de 3,14 milhões de toneladas de grãos.

O plano vai inicialmente ser desenvolvido nas províncias do Moxico, Lunda Norte, Lunda Sul e Cuando Cubango, numa aérea de dois milhões de hectares.

O Planagrão passa pelo fomento em grande escala da produção do trigo, do arroz da soja e do milho, a melhoria da produtividade e rentabilidade dos solos, o aumento de empresários agrícolas e o emprego, a promoção da cadeia de valor e garantir uma renda fixa aos produtores.

Durante a 2ª Sessão Ordinária, os membros do Governo do Moxico também apreciaram os termos de referência para a realização do 1° Encontro de quadros da Província do Moxico, previsto para Setembro próximo.

 No comunicado de imprensa lido pelo porta-voz da reunião, Bonifácio Bravante, os membros do Governo foram informados que o evento é enquadrado na estratégia de atracção de quadros para o desenvolvimento económico e social da província. 

O referido encontro, com orçamento previsto para 43 milhões de kwanzas, com recurso à patrocinadores, decorrerá sob lema “Atrair, Manter e Qualificar Quadros Para Melhor Servir”, onde serão debatidos e reflectidos vários temas pontuais relacionados ao estado dos recursos humanos da província. 

O Governo ficou informado sobre a situação da produção e fornecimento de energia eléctrica na cidade do Luena, que se estabilizou, tendo em conta que dos 46,93 MW que a região possui, apenas estão a ser consumidos 23 MW.

Os membros do Governo foram informados de  que os constrangimentos dos últimos tempos ficaram ultrapassados, prevendo-se ainda expansão da rede com implementação de novos projectos para a interligação da região leste na rede nacional.TC/YD

 





+