Moxico expõe mel na FMCA

     Economia           
  • Moxico     Quarta, 02 Agosto De 2023    21h22  
Mel de produção nacional (Foto ilustração)
Mel de produção nacional (Foto ilustração)
Kinda Kyungu

Luena – O mel será um dos produtos de cartaz que a província do Moxico poderá expor na  4ª Edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA 2023), a decorrer de 10 a 13 do corrente mês, no Lubango, província da Huíla.

O município do Moxico (sede da província), por exemplo, vai expor as potencialidades agrícola, que, para além do mel, almeja apresentar a mandioca como uma das "bandeiras" da sua produção.

A promessa é do administrador do Moxico, Constantino Satchamuha, ao perspectivar a feira de que participarão delegações de 164 municípios do país.

Segundo o responsável, esse tubérculo (a mandioca) representa a principal cultura alimentar da região, equivalente a setenta por cento da sua produção agrícola.

Dados estatísticos do gabinete da Agricultura e Pecuária, apontam que a província produz mensalmente 85 mil e 625 toneladas de mandioca, prevendo, no final da presente campanha agrícola (2022/2023) colher um milhão, 27 mil e 511 toneladas do tubérculo.

Quanto ao mel, a província colhe 890 quilogramas/mês, perfazendo 10 mil e 680 kg anuais.

O administrador municipal do Moxico acrescentou que durante o evento, prevê-se também a comercialização de outros produtos do campo, como o milho, bombo, feijão, batata-doce, rabanetes, jinguba e frutas diversas, além da demonstração da cultura local, mormente peças artesanais, danças tradicionais.

Já o município fronteiro do Luau, além dos produtos do campo e peças artesanais, vai expor recursos minerais originários do rio Cassai, um dos maiores cursos de água do país, que desagua no rio Zaire (Congo).

Segundo o director municipal do Desenvolvimento económico, Gonçalves Muaco, tais recursos (pedras e areia) são muito aproveitados na construção civil, apresentando características singulares, principalmente na edificação de residências.

No quadro cultural, disse que o Luau vai, igualmente, representar o “Mukanda” na FMCA, tratando-se de um ritual masculina da cultura Cokwe, que durante a fase da puberdade, os adolescentes são circuncidados.

A FMCA, que teve um interregno de cinco anos devido à covid-19, vai decorrer de 10 a 13 de Agosto, sob o lema “A vida faz-se nos municípios”, numa iniciativa do Ministério da Administração do Território.

A última edição da FMCA foi realizada em 2018, na cidade de Benguela. A pandemia da Covid-19 impediu a realização da 4ª edição, em 2020.

A província do Moxico, com 223 mil 23 quadrados, é habitada por perto de um milhão de pessoas e se fará presente com a representação dos nove municípios que compõem a província,designadamente Alto Zambeze, Bundas, Camanongue, Cameia, Luacano, Luau, Léua, Luchazes e Moxico. ISAU/TC/YD





+