Moxico expõe potencialidades minerais na FMCA

     Economia           
  • Moxico     Quinta, 10 Agosto De 2023    21h58  

Luena – As potencialidades minerais, culturais e piscatório, da província do Moxico, estão em exibição na 4ª edição da Feira dos Municípios e Cidades (FMCA), aberta esta quinta-feira na cidade do Lubango, capital da Huíla.

A 4ª Edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola foi inaugurada pelo Presidente da República, João Lourenço.

De acordo com o porta-voz da comissão provincial do Moxico na FMCA, Bonifácio Bravante, durante o evento, a região, localizada no centro leste do país, vai expor vários minérios como o Cobre, Diamantes, Ouro, Ferro, Argila e inertes para construção, nas diversas stands dos nove municípios da região.

No âmbito cultural, disse que serão exibidas peças artesanais como muquixi (a máscara do palhaço), estátua da Muana Pho, que traduz a beleza feminina do leste de Angola.

Estão igualmente a ser exibidos, a cadeira da Rainha da Nhakatolo Chissengo, falecida recentemente, a  Zagaia do caçador, representando uma das actividades económicas mais praticada na região (caça), entre outros.

Além das peças artesanais, a cultura, por via dos ritmos dançantes da txianda, makopo e catxataxa, estão a marcar a representação do Moxico na feira.

As variedades dos peixes da região, provenientes das chanas, rios e lagos, destacando-se a Tuqueia e a Txissopa ” vão igualmente marcar a gastronomia da província, durante a Feira dos Municípios e Cidades de Angola.

A par disso, na agricultura, vários produtos do campo como a mandioca, a batata-doce e a rena, rabanetes, jinguba, milho, feijão e mel fazem parte do cartão postal da stand do Moxico.

O evento vai decorrer até domingo (13), e visa incentivar o desenvolvimento local, promover a cooperação e o intercâmbio entre diferentes cidades e municípios em Angola.

A Feira dos Municípios e Cidades de Angola, também conhecida como FMCA, é uma iniciativa que reúne representantes de municípios e cidades do país para compartilhar informações sobre seus respectivos territórios, programas, projectos e oportunidades de investimento.

A província, com 223 mil 23 quadrados, é habitada por perto de um milhão de pessoas, distribuídas em nove municípios, designadamente Alto Zambeze, Bundas, Camanongue, Cameia, Luacano, Luau, Léua, Luchazes e Moxico. ISAU/TC/YD





+