Moxico prevê aumentar colheita agrícola para um milhão de toneladas

     Economia           
  • Moxico     Quinta, 30 Setembro De 2021    16h01  
Produtos agrícolas (ilustração)
Produtos agrícolas (ilustração)
Joaquim Tomas

Luena – Um milhão e 46 mil toneladas de produtos diversos poderão ser colhidas na campanha agrícola 2020/2022, que inicia em Outubro próximo, na província do Moxico.

A se concretizar, a safra prevista para próxima campanha agrícola poderá superar a colheita da época finda fixada em um milhão e 44 mil toneladas de produtos diversos foram colhidas na época finda.

O director do gabinete provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas no Moxico, António Maia Sandjesse, assegurou que estão a ser preparados 53 mil 25 hectares de terras pelos pequenos produtores para o alcance da safra prometida.

Sanddjesse destacou que os hectares estão divididos em 51 mil 475 preparados de forma manual, mil 500 mecanizados e 50 a tracção animal, que, entre outras culturas, vão semear mandioca, milho, feijão, batata-doce, batata-rena.  

Disse que a campanha vai envolver 35 mil 350 famílias agrupadas em associações e cooperativas, que recebem apoio técnico e material no âmbito do Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural (PEDR) e Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).   

António Sandjesse informou que os programas são de tutela Administrações Municipais e da organização não governamental Federação Luterana Mundial (LWF).





+