Mulheres empreendedoras aperfeiçoam conhecimentos em piscicultura

     Economia           
  • Cuanza Sul     Segunda, 20 Novembro De 2023    17h16  
Piscicultura (Foto ilustração)
Piscicultura (Foto ilustração)
José Filipe

Porto Amboim – Pelo menos 30 mulheres empreendedoras no Porto Amboim, província do Cuanza Sul, estão hoje a aperfeiçoar os conhecimentos em piscicultura, com vista a reduzir os custos, mitigar os riscos e aumentar os lucros.

Durante seis dias, as participantes vão abordar temas como “percepção geral sobre o negócio”, “introdução das mensagens e métodos chaves”,  “benefícios e perdas potenciais em piscicultura, usando técnicas em termos comerciais”, “boas práticas de gestão” e “poupança para produção de investimentos”.

A formação conta com o apoio das Nações Unidas e da Associação para a Promoção de Desenvolvimento Endógeno das Comunidades de base (APRODEC).

A Administradora Municipal do Porto Amboim, Maria Sumano, instou as mulheres processadoras do pescado a apreender os conteúdos da formação, porque só capacitadas é que poderão dar respostas as dificuldades que a mulher empreendedora enfrenta.

“Quem se empenham, aproveite ao máximo esta acção formativa e que capacite outras mulheres, com conteúdos do género, com vista a contribuir  para o desenvolvimento do município”, destacou.  

A coordenadora municipal da Associação das Mulheres Empreendedoras, Marcelina Caetano, encorajou as empreendedoras a contribuir de forma decisiva, no desenvolvimento económico e social do município.

Por seu turno, o consultor empresarial das Nações Unidas, Lutonádio Geraldo, realçou que “ com esta formação, primamos pela capacitação humana, com vista a considerar os pequenos empreendimentos como negócios, com vista a reduzir os custos, mitigar os riscos e aumentar os lucros”.

“ Hoje os bancos comerciais escusam-se financiar agricultura e a piscicultura, devidos os riscos. Neste sentido, mitigar os riscos é um dos objectivos com o fim de gerar riquezas”, sublinhou. LC/AC

 

      





+