Mulheres encorajadas a actuar no sector mineiro

     Economia           
  • Luanda     Terça, 30 Março De 2021    15h35  

Luanda - O secretário de Estado para a Geologia e Minas, Jânio Correia Victor encorajou, hoje, as mulheres angolanas envolvidas na actividade mineira a optarem por fazer carreira, de modo a contribuírem directamente no crescimento do sector e na diversificação económica do país.

Actualmente no referido sector, as mulheres ocupam 17% da força de trabalho, de um universo de 5.700 trabalhadores, percentagem que o referido departamento ministerial considera baixa.  

Garantiu às Senhoras da Associação Angolana de Mulheres em Geociências que o Governo Angolano tudo está a fazer para aumentar a representação do género feminino nesse ramo, tendo em conta a importância da emancipação das mulheres e a demanda existente.

Por sua vez a presidente da Associação Angolana de Mulheres em Geociências (AAMG), Esperança dos Santos, frisou que esta franja deve estar presente nos mais variados ramos da actividade produtiva e económica.

Neste particular, destacou o envolvimento de senhoras nas actividades como Petróleo, Gás e Minérios Sólidos, elevando, deste modo, a classe.

A responsável notou serem poucas as mulheres que se profissionalizam neste sector, maioritariamente composto por homens, razão pela qual encoraja as demais mulheres a formarem-se e a trabalharem na área.

Na ocasião foi feito o lançamento da campanha de “Inventariação sobre o património geológico de Angola, tendo em conta as potencialidades do país.

Dentre outros pontos ou geossítios, “O Muro do Museu das forças armadas (ex fortaleza de São Miguel) foi indicado como um dos pólos de atracção devido a sua relação com a história de ocupação da região de Luanda e pelas suas particularidades.

O evento que decorreu no âmbito das comemorações do “Março Mulher” e do Dia das Ciências da Terra em África e no Médio Oriente, visou igualmente homenagear algumas mulheres como Albina Assis, Maria Luísa, Mara Amélia Fonseca entre outras personalidades, que contribuíram para o crescimento dos sectores do país como um todo e em particular do sector mineiro.

 

 





+