Pagamentos por Multicaixa Express crescem mais de 35 por cento

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 01 Abril De 2021    18h20  

Luanda – Os pagamentos por Multicaixa Express em Angola atingiram, no mês de Fevereiro, 60,5%, espelhando um crescimento de cerca de 35,1%, em relação ao período homólogo de 2020 em que se registou 25,4% dos pagamentos.

Por consequente, em Fevereiro, os serviços em Caixas Automáticos (ATM) registou 19,4%,um decréscimo de 29,3%.

Os dados, aos que a Angop teve acesso hoje, quinta-feira, no relatório de indicativos da empresa interbancária responsável pelo serviço da rede multicaixa em Angola -  “EMIS”, apontam que os maiores picos foram de movimentos em 2020.

No mesmo segmento, os levantamentos registaram também uma leve quebra de 0,9%, ao passo que nas compras por Terminal de Pagamentos Automático (TPA) verificou-se o aumento de 14 por cento nas operações.

A EMIS começou o seu percurso como operadora de pagamentos da comunidade bancária angolana há 18 anos, com a responsabilidade de gerir infra-estruturas e serviços partilhados pelos prestadores de serviços de pagamentos.

Esta actividade incluia a gestão de mais de seis milhões de cartões da marca multicaixa, que asseguram para cima de 70 milhões de operações por mês.

A rede Multicaixa opera vários canais de pagamento, nomeadamente os TPA (Terminais de Pagamentos Automático), para pagamentos presenciais em estabelecimentos comerciais, e os CA (Caixas Automáticas).

Nos últimos tempos, os serviços de MCX Express (o multicaixa virtual) e a GPO (Gateway de Pagamentos Online), para pagamentos não presenciais ligados ao comércio electrónico, tem estado a crescer consideravelmente.
 





+