Municípes no Cazengo apresentam propostas para PIIM 

     Economia           
  • Cuanza Norte     Sexta, 29 Setembro De 2023    11h56  
Reunião do Conselho de auscultação Cuanza Norte
Reunião do Conselho de auscultação Cuanza Norte
Cedida

Ndalatando - Cidadãos no município do Cazengo, sede provincial, sugeriram ao Governo investimentos para a preparação de terras para a agricultura e a extensão da rede de distribuição de energia eléctrica e de água potável às zonas rurais.

Os munícipes, que participaram, esta quinta-feira, no Forúm de Auscultação das Comunidades, apelaram ainda para a construção de mais unidades de saúde, melhoria da assistência médica e medicamentosa, reforço do saneamento básico, assim com a construção de uma lar para cidadãos na terceira idade.

 O fórum visou a programação de projectos no quadro do Programa de Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e analisou, igualmente, os investimentos no município de Cazengo em 2021, cujas acções abarcaram um orçamento de 312 milhões de kwanzas, dos quais mais de 93 milhões retornaram ao Tesouro Nacional, em decorrência do vencimento do prazo de execução.

Na actividade, não foi apresentado o balanço orçamental de 2022, nem a previsão para 2024.

O administrador municipal do Cazengo, Malundo Fausto Catessamo,  esclareceu que a contribuição dos cidadãos visa garantir que os investimentos previstos correspondam com as reais necessidades e interesses da população, sobretudo, em relação à melhoria da oferta dos  serviços básicos.

O evento, pontualizou, enquadrou-se na iniciativa de governação comparticipada, onde os munícipes apresentam sugestões que vão ajudar a administração a adequar a sua actuação, com base nos principais problemas que afligem a população.

Promovido pelo Ministério da Administração do Território (MAT), participaram do fórum representantes de várias organizações da sociedade civil, estudantes, funcionários públicos, representantes de igrejas, de partidos políticos e outros convidados. LJ/IMA/AC

 

 





+