Expo-Huíla abre com 250 expositores nacionais e estrangeiros

     Economia           
  • Huíla     Quarta, 11 Agosto De 2021    17h14  
Huíla: Stands na Expo-Huíla
Huíla: Stands na Expo-Huíla
Morais Silva

Lubango – A maior bolsa de negócios do centro e sul do país, a Expo-Huíla, abriu hoje, quarta-feira, às portas à sua 28ª edição, com 250 empresas nacionais e estrangeiras, no quadro dos 119 anos das Festas da Senhora do Monte.

Organizada pela Associação Agro-pecuária Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL), o evento foi inaugurado pelo governador da Huíla, Nuno Mahapi, e pelo secretario de Estado comércio, Amadeu Nunes.

Sob o lema "o futuro está no campo", o certame tem como atracção a participação dos 14 municípios da província, que apresentam as suas potencialidades agrícolas e noutros sectores.

Falando na abertura no evento, o governador da Huíla, Nuno Mahapi, ressaltou a importância da actividade para a economia nacional, já que representa uma oportunidade de expor-se as potencialidades de negócios e estabelecimento de laços entre empresas nacionais e estrangeiras.

 Para si, a Expo-Huíla vem se transformando, ao longo de 30 anos, numa grande montra de negócios para a região sul do país e não só, com larga tradição, pois afigura-se, no actual contexto do país, como estratégica para as políticas do Executivo angolano, no que toca o aumento da produção nacional e substituição das importações e promoção de exportações.

 Já o secretário de estado do comércio, Amadeu Nunes, reconheceu que todos os participantes, com destaque para os expositores, fazem parte de um grupo resiliente de empreendedores que, apesar das adversidades que o mundo vive fruto da pandemia Covid-19, continuam firmes para alavancar a economia a todos níveis.

 Para além da Huíla, o evento conta com a participação de empresários do Namibe, Cunene, Benguela, Luanda e Huambo, ao passo que a nível internacional estão presentes empresas italianas, portuguesas, namibianas e sul-africanas, sedeadas em Angola.

 O evento, com a duração de cinco dias, reserva fóruns sobre “O impacto da Informalidade da Economia Nacional e Estratégias do Executivo para a sua formalização”, “O impacto do Sector dos Transportes na Economia Angolana, “A Micro e Pequena Indústria transformadora, desafios e oportunidades”, entre outros.

 





+