Vandalismo causa prejuízo de Kz 200 milhões no CFM

     Economia           
  • Namibe     Segunda, 18 Dezembro De 2023    19h11  
Caminho de Ferro de Benguela CFB, parte do corredor do Lobito
Caminho de Ferro de Benguela CFB, parte do corredor do Lobito
Laite Tito - ANGOP

Moçâmedes – Os actos de vandalização no Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM), província do Namibe, provocaram um prejuízo avaliado em 200 milhões de kwanzas, nos últimos dois anos, com a retirada indevida de cobre, ferro e alumínio, ao longo da linha férrea.

Em declarações à ANGOP, o delegado provincial do CFM, Francisco Mário, avançou que os infractores retiraram também 200 pregações e 35 metros de fibra óptica.

Quanto à actividade do comboio, a fonte disse que o CFM contabilizou, em média, 8 174 passageiros, nas quatro carruagens que operam no troço Bibala/Moçâmedes, no período de Setembro a Dezembro deste ano.

Com a disponibilização dos serviços de transporte de passageiros, mercadorias e serviços de correios, nesse período, arrecadou mais de três milhões de kwanzas, representando um aumento de cerca de 90% comparativamente ao igual período do ano anterior.

Com 54 locomotivas e 332 vagões, dos quais 66 operam no percurso de 900 quilómetros, Francisco Mário sublinhou que, até ao momento, o CFM transportou 19 mil e 272 toneladas de ferro gusa, proveniente do Cuando Cubango.

Como perspectiva, o responsável destacou que o CFM projecta a consolidação da estação de mercadoria da Arrimba, implementação da circulação DMU'S Namíbe/Bibala e Quilema/Lubango/Poiares, em 2024.

Ainda no próximo ano, a empresa pretende fazer o acompanhamento da evolução do trabalho de exploração das minas de ferro, para o transporte do minério a partir dos ramais da Jamba, Tchamutete e Cutato, bem como efectivar a exclusividade de transportação de blocos de granito vias Lubango/Namíbe e vice-versa.

Constam também da agenda do CFM a construção do ramal de Macuba, com aproximadamente 5,7 quilómetros, para o terminal da Sonangol no Cuando Cubango, a recuperação e manutenção das locomotivas C30, Aci 1800, para da formação contínua nas distintas áreas. LG/VR/FA/QCB

 

 

 

 





+