Anocário notificada a interromper exploração de titânio em Moçâmedes

     Economia           
  • Namibe     Sexta, 28 Outubro De 2022    10h51  
Angola tem várias ocorrências de ouro identificadas recentemente (Foto ilustração)
Angola tem várias ocorrências de ouro identificadas recentemente (Foto ilustração)
Anabela Fritz

Moçâmedes - Uma delegação multissectorial dos ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e do Ambiente deslocou-se nesta quinta-feira, à praia dos "Três Irmãos", no municipio de Moçâmedes, província do Namibe, para mandar a empresa Anocário e Luu parar a exploração ilegal do Titânio.

O grupo que integrou membros do governo do Namibe, notificou, igualmente, a empresa a remover todo equipamentos de exploração instalados ao longo daquela orla marítima.

No final dos trabalhos, o inspector-geral do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Jacinto Cortez, em declarações à imprensa, sublinhou que a remoção dos equipamentos deve ser feita em tempo útil, com acompanhamento da Polícia Nacional.

Acrescentou que outras medidas administrativas serão tomadas e dadas a conhecer oportunamente, face as irregularidades que foram constatadas no local, como a falta de título de concessão de terra, estudo de impacto ambiental e outros.

A mesma zona cosiderada protegida e reserva do Parque Nacional do Yona, nesta altura é o local onde está sendo feita a procriação de tartarugas.

No local estavam a funcionar 25 vitenamitas e 30 angolanos na maioria jovens.





+