Distribuição de combustível melhora com novas infra-estruturas, afirma Ministro

     Economia           
  • Namibe     Segunda, 21 Dezembro De 2020    14h59  
Posto de combustível da Sonangol
Posto de combustível da Sonangol
Morais Silva

Moçâmedes - O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, afirmou nesta segunda-feira, em Moçâmedes, (Namibe) que a distribuição de combustível no país será melhorada com a construção de novas infra-estruturas.

O ministro, que falava à imprensa à margem da cerimónia de inauguração da nova Ponte Cais da Sociedade Nacional de Combustível (Sonangol E.P) da localidade do Saco-Mar, município sede de Moçâmedes, defendeu que o projecto de construção de novas infra-estruturas em algumas provincias vai melhorar o processo de descarga e acondicionamento de combustível.

Diamantino de Azevedo reafirmou que o país produz, apenas, 20 por cento das suas necessidades em produtos refinados e este facto faz com que 80 por cento tenha que ser importado.

Informou que o Governo está a trabalhar para a melhoria do sistema logístico de províncias como o Moxico e Lunda Sul e para a reactivação do projecto de construção do Terminal Oceanico da Barra do Dande .

Avançou que o governo prevê aumentar a capacidade de refinação do país, com a refinaria de Cabinda, com uma capacidade de produção de 70 mil barris/dia, e a construção da refinaria do Soyo, cuja capacidade é de seis mil barris dias.

Para a refinaria de Luanda, o projecto prevê o aumento da capacidade de refinação de gasolina, triplicando a sua produção e trabalhar na construção da refinaria do Lobito, com uma capacidade para 200 mil barris/dia.

Falou também do aumento da oferta de enérgia fotovoltaica, dando como exemplo o projecto do Namibe.

Além da inauguração da Ponte Cais,  o ministro procedeu a  apresentação do projeco fotovoltaica a ser implementado na localidade do Caraculo, município da Bibala, e as perspectivas de exploração de petróleo na Baia do Namibe.

 

 

 

 





+