Fórum debate gestão de água no meio rural

     Economia           
  • Namibe     Sexta, 30 Abril De 2021    21h25  

Moçâmedes - Membros da sociedade civil, docentes e estudantes universitários da província do Namibe abordaram, hoje, a gestão de água no meio rural com a utilização de tecnologias para a prática da agricultura, com vista a garantir a segurança hídrica das famílias afectadas pela seca.

A actividade, promovida pelo Programa de Fortalecimento da Resiliência, Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), serviu para  promover o intercambio de boas práticas em novas tecnologias adaptadas às alterações climáticas e dos recursos aquíferos.

Na ocasião, a vice-governadora para esfera Politica, Social económica do Namibe, Carla Maiza Tavares, disse que o fórum afigura-se de estrema importância, pois procura soluções urgentes e sustentáveis para o aproveitamento dos imensos recursos hídricos que existem na região.

As províncias do Sul de Angola, segundo a responsável, têm um grande potencial hídrico que, muito bem gerido, a seca deixará de ser uma ameaça.

Dissertando sob o tema “as consequências das alterações climáticas sobre os recursos hídricos na região sul de Angola",  a engenheira do Ambiente e de saneamento, Jandira Domingos, informou que mais de dois milhões de pessoas estão afectadas pelo fenómeno da seca que assola Angola desde 2008.

 





+