Governo elege segurança marítima como prioridade para o sector das pescas

     Economia           
  • Namibe     Sexta, 17 Novembro De 2023    16h09  

Moçãmedes - O vice-governador do Namibe para área Política, Económica e Social, Abel Kapitango, disse hoje que a segurança marítima é uma das prioridades para o sector das Pescas, por ser a melhor via para reduzir as mortes no exercício da actividade piscatória na província.

O responsável falava no acto de encerramento de formação sobre “Sustentabilidade e segurança marítima, que resultou na capacitação de 40 operadores do seguimento da pesca semi-industrial, entre mestres, contra-mestres, marinheiros, armadores e pescadores dos municípios de Moçâmedes e Tômbwa.

Abel Kapitango defendeu maior rigor no licenciamento das embarcações, combate cerrado à pesca indiscriminada, tendo apelado aos empresários do sector, a investirem em meios que possam garantir a segurança dos pescadores.

Abel Kapitango apelou aos operadores a contribuírem na redução dos naufrágios, aplicando os conhecimento adquiridos e cooperando com as autoridade marítimas no seminário sobre pesca sustentável e segurança marítima.

“ Vamos continuar a apostar na formação dos operadores do sector pesqueiro, na visão do Governo Provincial, para o período de 2022-2027, assegurando e garantido condições indispensáveis para a qualificação profissional dos quadros do sector”, reforçou.

Por outro lado, o coordenador da área Técnica do Instituto Marítimo Hélder Neto, Francisco Kito, informou que, durante o seminário, que foi dividido em 4 módulos, foram abordados temas como navegação marítima, sistema de orientação no mar, primeiros socorros, técnicas de prevenção de acidentes, prática de convivência no mar, formação em empreendedorismo e gestão de negócio, legislação laboral angolana e sistema tributário.

Nesta primeira fase, os formandos foram certificados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), garantindo-lhes a sua profissionalização.

A referida formação foi promovida pelo Governo do Namibe, em parceria com o INEFOP e o Instituto Marítimo Hélder Neto, num período de seis semanas. VR/FA/AC





Notícias de Interesse

Comores - uma ilha perfumada

Domingo, 26 Maio De 2024   07h59

Ministro destaca resiliência no dia de África 

Sábado, 25 Maio De 2024   18h15

Múltiplas crises ensombram Dia de África

Sábado, 25 Maio De 2024   00h01

+