Mais de dois milhões de pessoas afectadas pela seca em Angola

     Economia           
  • Namibe     Sexta, 30 Abril De 2021    20h42  

Moçâmedes - Mais de dois milhões de pessoas estão afectadas pelo fenómeno da seca que assola Angola desde 2008, afirmou hoje, na província do Namibe, a engenheira do Ambiente e de saneamento, Jandira Domingos.

Falando no II fórum de estratégia de resiliência, fortalecimento alimentar e nutricional no sul de Angola, sobre o tema “ a gestão de água no meio rural", disse que  estudos feitos pela Organização das Nações Unidas apontam para 2.3 milhões de pessoas afectadas por este fenómeno.

 A docente universitária, que dissertava o tema “as consequências das alterações climáticas sobre os recursos hídricos na região sul de Angola", apontou o uso de tecnologias de captação e armazenamento de água como caminho para minimizar este mal.

A retenção das águas das chuvas para a prática da agricultura e abeberamento do gado é outra técnica, que segundo a especialista, deve ser usada.

“Os efeitos da seca vão ser cada vez mais frequentes. Temos de  preparar às comunidades para enfrentar esta situação e procurar ajudá-las com bens  alimentares”, alertou.

 





+