Vacinação de gado aumenta para mais de 70 mil cabeças de bovino

     Economia           
  • Namibe     Segunda, 08 Janeiro De 2024    22h42  
Gado bovino
Gado bovino
Morais Silva - ANGOP

Moçâmedes – Setenta mil e 719 cabeças de gado bovino foram vacinados contra carbúnculo sintomático e dermatite nodular, durante o ano de 2023, em cinco municípios do Namibe, representando um aumento de 28 719 animais imunizados, comparativamente ao período anterior.

Em declarações à ANGOP, nesta segunda-feira, o chefe do Instituto dos Serviços Veterinários (ISV) do Namibe, Luís Paulo Bié, recordou que em 2022 foram vacinados 42 mil bovinos.

A campanha de vacinação do ano findo contou com 12 brigadas,  distribuídas a nível dos municípios de Moçâmedes, Bibala, Virei, Tômbwa e Camucuio.

Assegurou ainda que, depois de ser criada as condições logísticas e de doses de vacinação a nível da província, terá lugar, na primeira quinzena de Fevereiro do ano em curso, a abertura da campanha de vacinação de gado bovino, com a previsão de vacinar 250 mil cabeças.

Por outro lado, a fonte denunciou a existência de muita venda de carne não inspeccionada e fora do circuito formal, facto que deve merecer a atenção dos consumidores, evitando a compra de derivados de animais em qualquer local.

Alertou que o consumo de carne de animais não inspeccionados pelo serviço veterinário pode provocar diversas enfermidades, como a tuberculose pulmonar,  entre outras.

Disse que, durante o ano findo, foram registadas 47 infracções, como a venda de produtos de origem animal em lugares impróprios e fuga ao fisco.

Segundo a fonte, no período em referência, também foram vacinados 23 mil e 414 animais de estimação contra a raiva, dos quais 21 mil e 212 cães, mil 312 gatos e 215 macacos. Em 2022, registou-se quatro mil e 865 destes animais.

Por outro lado, o chefe do Instituto do Serviços Veterinário (ISV) do Namibe, Luís Paulo Bié, adiantou que, em 2023, registou-se 72 mordeduras de cães, que resultou em um caso de raiva humana. FH/FA/QCB





+