Ministério das Pescas avalia aumento da captura no Namibe

     Economia           
  • Namibe     Quarta, 09 Dezembro De 2020    23h09  
Jovens do Tombwa recebendo equipamento de pesca (Arquivo)
Jovens do Tombwa recebendo equipamento de pesca (Arquivo)
Angop

Moçâmedes- A secretária de Estado para as Pescas, Esperança Costa, disse, nesta cidade, existir um plano para direccionar a actuação da frota da pesca artesanal e da semi-industrial e industrial, com vista ao aumento da captura de pescado na província do Namibe.

Em jeito de balanço da sua visita de dois dias à provincia do Namibe, a responsável avançou que a a pesca artesanal deve ter a sua quota reservada de exploração de recursos a nível da costa e dos pequenos pelágicos para que não sofra por causa da exploração  da frota industrial, permitindo assim  aumentar a captura, manter os  empregos e dar estabilidade social as comunidades piscatórias.

Esperança Costa disse ainda ser necessário a  requalificação de  infra-estruturas em terra, que neste momento não estão a funcionar.

“Temos que apoiar este sector,  nomeadamente a facilitação para o acesso aos programas de financiamento, para que de facto essas iniciativas privadas possam ter impacto positivo e contribuir na estratégia do Executivo de promoção da diversificação da economia nacional”, acrescentou.

 Em relação as obras do Complexo Maritimo Hélder Neto, reconheceu existir um ligeiro atraso devido à pandemia da Covid-19, com  o empreiteiro a ter dificuldades no transporte do material.

A obra de transformação da Academia de Pescas e Ciências do Mar em Universidade, frisou, é um processo em curso.

Por seu turno, o governador do Namibe, Archer Mangueira, diz que a presença da secretária de Estado para as Pescas no Namibe serviu para partilhar informações sobre as acções sobre a cadeia de valor da pesca artesanal, uma área que considera de prioridade, no âmbito das acções desenvolvidas para a reestruturação  e organização no sector piscatório.

“Aproveitamos para apresentarmos algumas contribuições em relação  as medidas de regulação que estão em curso e  apelamos a secretária para sermos todos uma equipa. Portando, todos falarmos uma só voz, na implementação destas medidas, sob pena de destruirmos ou  continuarmos a destruir a biomassa que deve ser reservada", disse.

A secretária de Estado visitou unidades de pescas nos municipios de Moçâmedes e Tômbwa e manteve encontro com os operadores do ramo.

 

 





Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+