Porto do Namibe arrecada mais de seis mil milhões de kwanzas

     Economia           
  • Namibe     Segunda, 15 Janeiro De 2024    12h43  
Vista Parcial do Porto do Namibe Em Moçêmedes
Vista Parcial do Porto do Namibe Em Moçêmedes
Nelson Malamba - ANGOP

Moçâmedes- Mais de seis mil milhões de kwanzas foram arrecadados no ano passado pelo Porto do Namibe, avançou esta segunda-feira, o presidente do Conselho de Administração, Manuel Nazareth Neto.

O PCA, que fazia o balanço das actividades desenvolvidas de Janeiro a Dezembro de 2023, referiu que as rochas ornamentais representaram 95% do agregado das exportações, contra 4% de ferro gusa e 1% de carga diversa.

Neste domínio, prosseguiu a fonte, as previsões para o ano corrente, indicam para um volume de carga na ordem de 1.108.533 toneladas.

O Porto do Namibe movimentou, em 2023, 1.088.524 toneladas de carga geral, sendo 48% em regime de cabotagem, 46% para a exportação e  6% para importação, bem como foram movimentados contentores total de 23.662 TEU´s, dos quais 12.181 cheios e  11.481 vazios.

Igualmente, foram operados ao longo do ano findo, 169 navios, sendo 66 ligados ao tráfego de cabotagem e 103 navios de navegação de longo curso.

Conforme o PCA do Porto do Namibe, a previsão é que sejam operados 181 navios no presente ano.

O PCA fez saber que as receitas e despesas operacionais relativas ao ano de 2023 geraram uma rentabilidade a empresa, sem afectação dos financiamentos, amortizações, provisões e impostos sobre lucros, na ordem dos Kzs 4.698.159.878.24, uma margem de 57%, representando um aumento marginal de 12%,em comparação ao ano de 2022.

Explicou que a empresa desenvolveu um trabalho de recuperação de activos financeiros, por via de uma ‘Task Force’ criada em 2023, que permitiu o saneamento das dívidas de clientes de difícil cobrança, em cerca de 4 mil milhões de kwanzas.

“Os valores recuperados permitiram um aumento do rácio de eficiência dos recebimentos e uma melhoria nos valores recebidos, em relação aos facturados, na ordem dos 45%”, salientou.

Na vertente da proporcionalidade dos gastos, comparativamente aos recebimentos, houve também uma melhoria em termos de racionalização, porquanto o valor gasto representa apenas 75% do valor equivalente ao recebido.

No domínio financeiro, disse que verificou-se um aumento nominal da receita líquida de impostos, na ordem dos 41%.

O responsável destacou, por outro lado, a primeira exportação de 19 mil e 500 toneladas de ferro gusa, produzido no Cuchi – Cuando Cubango, para os mercados chinês e dos Estados Unidos da América.

Referiu que, comparativamente ao ano de 2022, registou-se uma variação negativa na ordem de 23%, em decorrência do encerramento do Terminal Mineraleiro do Saco – Mar, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Baía de Moçâmedes em curso.

Para o presente ano, sublinhou, as expectativas comerciais apontam para uma ligeira redução percentual na exportação de rochas ornamentais, que passa para os 90%, entretanto compensada pela ascensão da exportação de ferro gusa e mineiro de ferro em bruto, que passam para 7% e 2%, respectivamente, mantendo-se o percentual de carga diversa em 1%. VR/FA/ASS

 





+