Projecto para acomodação de 50 Camelos no Namíbe

     Economia           
  • Namibe     Quarta, 24 Janeiro De 2024    16h34  
Camelos em seu habitar no mundo animal
Camelos em seu habitar no mundo animal
Divulgação

Bibala - O projecto para acomodação de mais de dez camelos, dos cinquenta previstos inicialmente e provenientes do Emirates Árabes Unidos, encontra-se na fase final, informou hoje o director do Gabinete Provincial da Agricultura e Floresta do Namibe, Zonza Puissa.

O referido projecto, que está a ser executado na zona do Fundão, localidade do Caraculo, município da Bibala, província do Namibe, contempla abertura de furos de água com sistema de captação, com bombas submersível, com sistemas de gravidade e com capacidade para mais de 20 mil litros de água, assim como zona de alimentação e uma residência administrativa.

Segundo o director, os trabalhos já vão na ordem dos 79% e, nesta altura, decorre o processo de produção de forragens na sua segunda fase, para alimentação dos camelos.

“ Neste momento, estamos a proceder a implantação dos pilares das zonas dos estábulos, onde os camelos passarão à noite e o período diurno vão para o pasto, com uma zona bastante vasta, com 16 mil hectares que permitirá os animais circularem a vontade”, disse o responsável.

A presença dos camelos na província do Namibe, segundo ainda o responsável, vai ajudar alavancar o turismo e dar outra imagem à fauna, sendo que são animais que, nos anos 40 até 90, já existiam na província e que encantavam milhares de turistas.

“ No tempo colonial, reza a história, já tínhamos camelos no Namibe e que faziam safari no nosso deserto. Ainda, estes animais serviam como meio de transporte de mercadoria, mas, por falta de alguns cuidados, os mesmos foram desaparecendo, sendo que o último sobrevivente e que se encontrava no Parque Infantil de Moçâmedes acabou por morrer nos anos 90 “, recordou.

Apontou este tipo de animal é bastante resiliente, pois consegue viver muito tempo sem água e sendo o clima do Namibe igual ao dos Emirates Árabes Unidos “não teremos nenhuma dificuldade na sua acomodação, convivência e domesticação”.

Sublinhou ainda que os camelos têm uma grande importância na vida do homem, pois oferecem vários nutrientes, como o leite e a carne que serve como fonte de alimentação.

O camelo oferece ainda outras benesses  como a pele que serve para a feitura de pastas, cintos e calçados.

Fez saber que se prevê a chegada dos camelos ainda no primeiro semestre do ano em curso, tão logo estejam criadas todas as condições de acomodação dos animais e de alimentação.

Em termos de alimentação, assegurou que, desde Agosto do ano passado a presente data, que o sector tem vindo a produzir o feno, um produto essencial para os animais, sem contudo precisar as quantidades.

Nesta altura, segundo responsável, o feno produzido na primeira fase já está no processo de secagem para posteriormente ser encurralado ou enfardado. FA/AC

 

 

 

 





+