Quadros do Porto do Namibe vão beneficiar de acção formativa na Alemanha

     Economia           
  • Namibe     Sexta, 15 Março De 2024    00h22  
Vista parcial da baía do Namibe
Vista parcial da baía do Namibe
Rosário dos Santos - Angop

Moçâmedes - Mais de 30 profissionais da empresa portuária do Namibe vão beneficiar, este ano, de uma acção de formação na Alemanha, no quadro da estratégia de modernização desta infra-estrutura marítima, assegurou nesta quinta-feira o presidente do Concelho de administração, Nazaret Neto.

Em declarações à imprensa, à margem da visita do embaixador da Alemanha em Angola a empresa portuária, o gestor afirmou que, inicialmente, vão ser identificados os perfis dos profissionais a serem enviados para o país europeu. Além disso, avançou que a iniciativa também vai permitir que os quadros alemães promovam formações no Namibe.

Na ocasião, o PCA convidou os empresários alemães a investir no projecto do corredor do Sul de Angola, essencialmente, no transporte ferroviário de rochas ornamentais e no sector portuário.

Por seu turno, o embaixador da Alemanha em Angola, Stefan Traumann, destacou que o Porto do Namibe tem uma função estratégica na economia do país, tendo afirmado que a diversificação da economia passa pelos caminhos-de-ferro, portos e logística.

Garantiu a mobilização do empresariado do seu país no sentido de se estabelecer parcerias com vantagens mútuas.

“Temos empresas fortes na área da logística, caminho-de-ferro e gestão de portos. Por isso, vamos despertar o interesse da classe empresarial, tendo em conta o potencial do porto do Namibe”, assegurou.

Na oportunidade, o coordenador do gabinete de operacionalização do Projecto de Desenvolvimento da Baía de Moçâmedes, Joaquim Neto, avançou que a obra do terminal de contentores do Porto do Namibe encontra-se na ordem 48% de execução física, enquanto o terminal do Porto Mineraleiro conta com 38%, prevendo a conclusão destas empreitadas em 2025. VR/FA/QCB





+