Setenta jovens beneficiam de kits de pesca artesanal no Namibe

     Economia           
  • Namibe     Terça, 08 Dezembro De 2020    09h46  
Jovens recebem kit´s para pesca
Jovens recebem kit´s para pesca
Anabela Fritz

Tômbwa - Setenta jovens do município do Tômbwa, província do Nmaibe, beneficiaram nesta segunda-feira de kits de pesca artesanal, no âmbito do projecto de apoio ao empreendedorismo implementado pelo Executivo.

Constam dos meios, entregues pela secretária de Estado para as Pescas, Esperança da Costa, motores de marca Hamaha  Enduro de 40 cavalo para chatas, redes de pesca, bóias, colectes salva-vidas, cabos,  entre outros.

Os jovens beneficiários estão inseridos em sete associações de pesca artesanal num universo de 70 jovens de ambos os sexos, residentes no município do Tômbwa.

Na ocasião, secretária de Estado para as Pescas salientou que o Governo angolano continua preocupado com as condições sociais dos jovens e das suas famílias, razão pela qual está a criar políticas de empregabilidade.

“O Executivo está criar condições para os jovens abrirem pequenos negócios, criando assim rendimento para o seu sustento. O Tômbwa é conhecido como grande produtor no sector pesqueiro, mas hoje regista um decréscimo  devido a vários motivos, mas estamos aqui para traçar  estratégias a nível do Estado”, salientou.

A responsável apelou aos jovens a organizarem-se em cooperativas ou associações para beneficiarem de apoios do Estado, assim como à classe empresarial no sentido de criar pequenos estaleiros no município para a construção naval e reparação de pequenas embarcações.

A secretária de Estado frisou ainda que os jovens vão beneficiar de formação, por forma a gerirem melhor o negócio e os instrumentos de trabalho colocados à disposição, no âmbito de uma parceria com o Instituto de Pesca Artesanal, INAPEM e a FAO.

Numa mensagem lida na ocasião, os beneficiários agradeceram o gesto do Executivo, realçando que doravante vão realizar as suas  actividades sem constrangimento e com maior segurança.

“Estamos conscientes da importância deste equipamento para o sustento das nossas famílias  e comprometemo-nos a cuidar para que outros kits possam ser adquiridos e sirvam outros jovens. Esperamos que gestos como este sejam realizados mais vezes, pois vai ajudar a tirar mais pessoas do desemprego”, lê-se na mensagem.

 





+