Tômbwa com nova indústria de processamento de pescado

     Economia           
  • Namibe     Terça, 28 Junho De 2022    10h53  
Nova fábrica de captura, transformação e comercialização de Pescado no Tômbwa
Nova fábrica de captura, transformação e comercialização de Pescado no Tômbwa
Anabela Frittz

Tômbwa - O município do Tômbwa, província do Nabime, conta desde hoje, com uma nova indústria de captura e processamento de pescado, inaugurada pelo governador, Archer Mangueira.

O empreendimento tem uma capacidade de processar e armazenar três mil toneladas de pescado e está avaliado em 49 milhões  de euros.

O coordenador do referido projecto, Tomás Santos, disse que o investimento visa dar resposta à visão do Executivo, focada na diversificação da economia, no aumento da produção nacional e na geração de empregos.

A edificação do projeto começou em 2019 e segundo o empresário, está implantado numa área de 15 hectares, comportando três fases, sendo a primeira que hoje é inaugurada com 500 postos de trabalho directos e indirectos, dos cinco mil previstos após a conclusão.

“Para o arranque da segunda e terceira fase, prevê-se um investimento na ordem de 28 milhões de euros, que servirá  para aumentar da capacidade de  processamento, já com uma linha automatizada, câmaras de congelação e conservação e a construção do estaleiro naval, destinado a embarcações de pesca artesanal” disse.

Sublinhou que o investimento conta, também, com uma vertente social, que arranca com a segunda fase, que vai construír 200 casas para os jovens  locais, cujo terreno já está disponibilizado pelas autoridades.

O presidente da referida unidade fábril, ZHAN YONG QIAO, salientou que o objectivo deste grupo é procurar capturar e administrar bem o peixe. “ Assim gradualmente vamos expandir a escala, contratando mais colaboradores locais para contribuir na solução do desemprego local”, realçou.

Afirmou que a a empresa denominada “ TIAN YI HE PESCAS vai reforçar a gestão, padronizando as suas operações e fazer cumprir com as leis e regulamentos na produção de pesca, tornando-a mais moderna na sua escala, qualidade e eficiência.

O governador do Namibe, Archer Mangueira, afirmou que o governo local tudo fará para que o Tômbwa continue a ser a referência na indústria pequeira nacional, com a  entrada de mais unidades fabris.

“Estamos perante uma grande fábrica, com uma capacidade  de três mil toneladas de processamento e armazenamento de pescado, portanto é algo de realce, que certamente vai  contribuir para o desenvolvimento da  indústria piscatória na provincia", enfatizou.

Conforme o governador, vai também impulsionar a produção artesanal, quer  em termos de organização da sua  cadeia, como do abastecimento de água, combustivel e gelo enfim.

Finalizou debruçando que a  inauguração da  fábrica é uma prova que havendo um bom ambiente  de negócio, pode-se  atraír investidores privados para a  provincia e, desta forma, contribuir para a ,elhoria da renda das famílias, ressaltando os 500 empregos criados.





+