Negociações da Bodiva ultrapassam Kz mil milhões

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 25 Outubro De 2021    12h50  
Sede do Ministério das Finanças (Foto ilustração)
Sede do Ministério das Finanças (Foto ilustração)
Pedro Parente

Luanda - O volume de negociações da Bolsa de Valores de Angola (Bodiva), transaccionado no mercado secundário da dívida pública, ultrapassaram o marco de mil milhões de kwanzas, no período de 1 de Janeiro a 21 de Outubro deste ano.

O referido volume de negócios, referente a três trimestres, representa um aumento de 39,93%, face ao período homólogo do ano passado, segundo uma nota de imprensa da BODIVA a que a ANGOP teve acesso hoje.

O documento esclarece que o montante é resultado da activa participação dos membros Bodiva, aliado ao empenho, à modernização do mercado e ao aumento da confiança das empresas.

“Acreditamos que este firme aumento do volume de negócios reflecte a activa participação de todos membros Bodiva e o seu empenho para a modernização do mercado, bem como o aumento da confiança das empresas e famílias angolanas nos instrumentos financeiros disponíveis para transacção, que cada vez mais se tornam ajustados às necessidades do mercado”, refere a nota.

Fundada em 2014, a BODIVA é a entidade gestora que assegura a transparência, eficiência e a segurança das transacções nos mercados regulamentados de valores mobiliários, com o objectivo de estimular a participação de pequenos investidores e a concorrência entre todos os operadores.

A BODIVA coloca à disposição da economia angolana mercados juridicamente seguros, onde as entidades que procuram financiar as suas actividades (os emitentes) e aqueles que pretendem rentabilizar os seus capitais (os investidores) poderão negociar com equidade, confiantes de que não serão discriminados ou preteridos no acesso à informação, nem no acesso às oportunidades de negociação que surjam.





+